O principal evento anual de varejo da Europa: um resumo sobre a RDE/RBTE/RDSE, em Londres

Na última semana estive em Londres para verificar as novidades do evento anual que vem se tornando um dos mais importantes do calendário europeu. Os três eventos simultâneos: RDE, RBTE e RDSE, abreviação dos nomes Retail Design Expo, Retail Business Technology Expo e Retail Digital Signage Expo são realizados dentro da fantástica estrutura do Olympia Grand, um dos maiores espaços de eventos da cidade. Esse ano, uma das grandes surpresas foi o evento ter duplicado sua área de exposição, necessitando de mais um galpão, redistribuindo a feira em três espaços muito distintos.

Na edição deste ano, mais de 18.000 visitantes, de mais de 60 países, puderam conferir as novidades dos cerca de 400 expositores e as mais de 50 palestras e painéis que aconteceram nas salas paralelas. Esse ano, tive o prazer de ser convidado para a palestra de abertura da Retail Design Expo, onde mais do que levar cases do Brasil, resolvi apresentar os cases de erro e de sucesso de marcas internacionais que desembarcaram no Brasil, além de, como esperado, levar um pouco do DNA do varejo brasileiro, com exemplos como Reserva, Cacau Show, Melissa e Amaro, provando que temos representantes tão interessantes quanto as Havaianas, uma marca absurdamente querida por eles. Além disso, pude participar de um painel com alguns especialistas ingleses sobre práticas para melhorarmos a experiência do consumidor na loja.

Sendo o terceiro ano consecutivo que estive presente no evento, foi interessante poder não somente analisar, mas também confirmar o quanto algumas questões estão alinhadas às dores do varejo e do varejista brasileiro.

Enquanto nas pontas, tanto no mercado popular, quanto no mercado de luxo, o varejo anda bem, entregando bons números. No meio do mercado, o middle-market, os varejistas se encontram de certa forma perdidos, com dificuldades para entender e implantar conceitos como propósito e cultura de inovação e veem seus negócios como pouco tangíveis às novas tecnologias ou conceitos, que parecem ter sido apropriados e trabalhados, por enquanto, somente pelos grandes players do mercado, como omnicanalidade ou integração digital. Para alguns, a mera presença digital ainda é um desafio.

Alguns pontos que pude levantar durante a feira:

Nota:

A próxima edição da RDE/RBTE/RDSE acontecerá em 2019, entre os dias 1 e 2 de maio. Interessados em vir conosco no próximo ano podem obter mais informações desde já no vendas@gsmd.com.br

Sair da versão mobile