A Ford anunciou nesta quarta-feira, 18, que fechou acordo de venda da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, para a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário, a mesma que comprou dois anos atrás as instalações de São Bernardo do Campo, onde a montadora produzia caminhões.
A partir de agora, informa a Ford, começa o processo de diligência para a conclusão do negócio, que também depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A expectativa é que todo o processo seja concluído no prazo de 60 a 90 dias.
Após anos de perdas significativas no Brasil, a Ford anunciou em janeiro de 2021 que não produziria mais no País.
Hoje, os veículos da marca vendidos no mercado brasileiro são importados, principalmente, de fábricas da Argentina e do México, além do Uruguai, onde uma linha terceirizada monta a van Transit.
Além de Taubaté, onde produzia motores, a Ford fechou a fábricas que fabricavam os modelos EcoSport e Ka, em Camaçari (BA), e os jipes da marca Troller, em Horizonte (CE).
Para essas unidades, contudo, a multinacional americana ainda busca um comprador.
A justificativa para a saída da montadora do país foi a crise gerada pela pandemia de covid-19 que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com