Narcisismo corporativo: a epidemia das lideranças brasileiras

Narcisismo corporativo: a epidemia das lideranças brasileiras

Você já se perguntou quem mais destrói uma empresa, o vaidoso ou o incompetente? Por que o ego inflado e o comportamento egocêntrico parecem ser tão comuns em cargos de liderança? Por que tantos líderes de empresas são narcisistas?

Infelizmente, a resposta é bastante simples: o narcisismo está em ascensão nas empresas brasileiras, e é uma epidemia silenciosa que está destruindo a liderança e minando a produtividade em todo o mundo corporativo.

Então, vamos aqui separar em três partes:

Parte 1: A Epidemia

O narcisismo é um distúrbio de personalidade que se caracteriza por um comportamento egocêntrico, falta de empatia, vaidade e busca constante por elogios e admiração. Em um ambiente corporativo, o narcisismo pode levar a comportamentos tóxicos, como bullying, manipulação, desrespeito e até mesmo sabotagem.

Infelizmente, muitos líderes narcisistas não percebem que têm um problema. Eles acreditam que seu comportamento egocêntrico é uma característica positiva que os ajuda a alcançar o sucesso. Na realidade, o narcisismo é um traço de personalidade altamente destrutivo, que pode levar a resultados desastrosos para empresas e organizações.

Parte 2: As consequências devastadoras

As consequências do narcisismo nas empresas podem ser extremamente graves. Líderes narcisistas, muitas vezes, têm dificuldade em trabalhar em equipe e colaborar. Eles tendem a ver os outros como ameaças ou ferramentas para seus próprios objetivos, em vez de indivíduos com necessidades e perspectivas próprias.

Isso pode levar a uma série de problemas, incluindo:

Parte 3: Soluções de curto, médio e longo prazo

É crucial que as empresas adotem soluções para lidar com a liderança narcisista em suas organizações.

Soluções de curto prazo:

Soluções de médio prazo:

Soluções de longo prazo:

E agora?

Chamo você para refletir sobre as três partes e debater, propositivamente, com seus líderes e liderados em busca de soluções adaptáveis aos níveis corporativos do seu ambiente construindo ações colaborativas e evolutivas, pois a liderança narcisista é um problema grave nas empresas e organizações brasileiras.

Lembre-se que as empresas têm um papel fundamental na sociedade. E se você é parte dela, também deve se responsabilizar por seus impactos no meio ambiente e na sociedade como um todo.

#ProvoqueSe.

Bruno Busquet é presidente da Associação Brasileira de Marketing no Varejo (Popai Brasil) e VP de consultoria Estratégica na Agência Global 3AW.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo. 
Imagem: Shutterstock

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