Segundo o Banco Mundial, o PIB dos países da América Latina deverá diminuir em média 4,6% em 2020 devido aos efeitos da COVID-19. A restrição de atividades comerciais devido à pandemia levou as empresas a procurar maneiras de expandir sua presença online. Para ajudar as empresas a vender com sucesso online, a Zoho Corporation, empresa global que oferece conjunto abrangente de aplicativos e softwares de negócios, se integrou com o Mercado Pago, plataforma de pagamento número um na América Latina.
A integração permite que o Mercado Pago seja a solução de pagamentos disponível para integração com softwares da Zoho, com o objetivo de facilitar as transações online e o recebimento de pagamentos. Empresas que utilizam o Zoho Commerce, o conjunto Zoho Finance, Zoho Backstage, Zoho Bookings e o Zoho Creator, agora contam com as soluções digitais de pagamento do Mercado Pago para vendas online.
“O processo de aceitação tecnológica na América Latina está se acelerando, principalmente como o mercado emergente. Nos últimos 5 anos, crescemos a uma taxa de cerca de 35% na América Latina e essa parceria com o Mercado Pago fortalece nossas operações na região, pois facilita o dia a dia do nosso cliente”, explica Rodrigo Vaca, diretor geral da Zoho no Brasil.
Os benefícios desta integração incluem:
Com o Zoho Commerce você pode criar sua própria loja online, podendo personalizar o site, aceitar pedidos, rastrear inventário e aceitar pagamentos. Com o aumento de compradores digitais na região da América Latina, a adição do meio de pagamento digital do Mercado Pago, sendo o mais popular da região, facilita para as empresas oferecerem uma experiência de cobrança e checkout mais segura para seus clientes.
Já as empresas que usam aplicativos do conjunto Zoho Finance para cobrança, as necessidades de gerenciamento de inventário e de assinaturas podem aceitar cartões de crédito, cartões de débito, dinheiro em conta do Mercado Pago e boleto bancário, além dos métodos de pagamento existentes. Depois de receber o pedido e enviar as mercadorias, você pode compartilhar o link da fatura com seus clientes. Eles podem fazer os pagamentos usando o link de pagamento ou através do portal do cliente.
Com essa integração, as empresas podem hospedar e gerenciar eventos no Zoho Backstage e processar os pagamentos online. O Zoho Creator ajuda a criar aplicativos personalizados para dispositivos móveis e para web, podendo adicionar fluxos de trabalho para coletar pagamentos através do Mercado Pago, com formulário personalizado com opção de pagamento.
O Zoho Bookings permite que as empresas façam agendamentos online e os sincronizem com o seu calendário. Essa integração permite que as empresas recebam pagamentos parciais ou totais quando seus clientes fazem agendamentos.
Os clientes da Zoho que tiveram oportunidade de testar a integração ficaram muito satisfeitos com os resultados. “A integração do Mercado Pago me permitiu fechar o ciclo de cobranças automáticas para meus clientes e, dessa forma, aumentar minha renda. Também é uma grande vantagem para meus clientes, pois eles já utilizam essa plataforma”, disse Gabriel Simonetti, fundador da Konzept.
“A integração com Mercado Pago facilitou muito nossa vida, economizando tempo que gastávamos com emissão de boletos, criando faturas e dando baixa. Agora, podemos criar a fatura e a Zoho e Mercado Pago fazem o restante do trabalho, nos dando a possibilidade de focar no que mais importa, o atendimento ao cliente”, disse Davi Borges, consultor de infraestrutura de TI da Venus360.