Cada vez mais o comércio eletrônico vem conquistando novos compradores no Brasil. O e-commerce já penetrou em cerca de 14 milhões de lares brasileiros. Os dados são do estudo Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, que aponta que o consumidor brasileiro tem feito escolhas que impactam diretamente o cenário de canais.
A perda em penetração afeta todos os canais de vendas e compra, com exceção do e-commerce, que, no longo prazo, ganhou 1,4 p.p. de penetração. Neste contexto, os novos compradores foram os que mais impulsionaram o volume por viagem (alta de 32,3%), enquanto os repetidores foram os mais fiéis (frequência de 6,1 visitas).
As compras via e-commerce foram feitas em grande parte por meio de sites ou aplicativos dos varejistas (representaram 54% em valor), e as cestas apresentaram 10% mais categorias em comparação ao ano anterior, sendo as marcas econômicas as preferidas dos consumidores (51,3% em volume).
“Independentemente da missão, um aspecto é unânime: houve uma maior percepção de promoções entre os compradores na comparação entre 2023 e 2024”, afirma Desiree Wichineski, gerente de Soluções Avançadas da Kantar.
Em uma comparação com os outros canais, os brasileiros apresentaram posturas diferentes para aproveitá-los da melhor forma. Para missões de abastecimento e reposição, os consumidores preferiram os atacados, os supermercados, os hipermercados e o varejo tradicional. Esses canais foram frequentados, principalmente, entre o 1º e o 10º dia do mês, com destaque para as cestas de limpeza, commodities e perecíveis.
Para as ocasiões de urgência, foram escolhidos porta a porta, perfumarias e farmácias. Esses canais foram frequentados, principalmente, entre o 11º e o 20º dia do mês para suprir as cestas de higiene & beleza e medicamentos.
Com informações de Mercado&Tech.
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