O setor de atacado distribuidor nacional cresceu 5,7% o acumulado do ano, em termos nominais. Os números positivos indicam a média do desempenho do setor em relação ao faturamento. Os dados integram a pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do setor e são medidos pelo Termômetro Abad NielsenIQ. O estudo foi apresentado na abertura da 43ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto por Leonardo Miguel Severini, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), e Domenico Tremarolli, diretor da NielsenIQ.
Com bom desempenho, o mês de maio teve alta de 6,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Em abril, também na comparação anual, o faturamento havia aumentado 10,7%. No comparativo com abril de 2024, na relação mês contra mês, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 15%.
O cenário positivo do setor foi puxado pelas empresas com faturamento mensal acima de R$ 100 milhões, no período apurado (mês de maio). Nesse grupo, que contribui com 10,5 pontos percentuais na pesquisa, o crescimento foi de 34,5%. Outro grupo que também contribuiu para elevar o desempenho foi dos que faturam entre R$ 25 milhões e R$ 45 milhões por mês. Nesse perfil, que contribuiu 1,8 ponto percentual no levantamento, a alta foi de 12,9%.
“Com o Termômetro Abad NielsenIQ vemos que, olhando para 2024, em todos os meses, exceto março, tivemos crescimento de faturamento declarado em relação ao ano passado”, disse Tremaroli.
O executivo também apresentou os principais números do Ranking Abad NielsenIQ 2024, estudo que completou 30 anos e apontou que o atacadista distribuidor brasileiro fechou 2023 com faturamento de R$ 403,9 bilhões, a preço de varejo, o que representa crescimento nominal de 10,9% e real de 6,8% com relação ao ano anterior.
Na visão de Severini, os dados reafirmam a perspectiva positiva assinalada para 2024. “Acompanhando esse crescimento, a gente percebe uma confirmação de tendência de fato. Além disso, com todos esses fatores, vemos a importância da penetração do Canal Indireto”, complementa.
Cartilhas
Consciente do seu papel em apontar caminhos para o setor avançar na pauta ESG, o Instituto Abad lança na convenção as Cartilhas ESG.
As publicações, elaboradas pelo Comitê ESG, mostram que é possível promover e fortalecer as empresas por meio de um ecossistema mais diverso e inclusivo e cuidando do meio ambiente.
As cartilhas, que abrangem os três pilares de sustentabilidade – diversidade, equidade e inclusão, ambiental e governança -, foram concebidas para informar e formar os associados e influenciar toda a cadeia de abastecimento.
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