Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

PORTAL REVISTA EXAME: "Tendências no setor de materiais de construção"

Redação de Redação
18 de julho de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos

Todas as sextas-feiras, o portal da Revista Exame.com recebe um artigo “Mercado & Consumo”, assinado pelo diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza. No último artigo publicado no blog, Marcos fala sobre 11 principais tendências no setor de materiais de construção no Brasil:

São mais de 130 mil lojas no Brasil e é um dos mais pulverizados e menos concentrados setores do varejo no país, onde as cinco maiores redes detêm menos que 10%, porém com uma participação de 64% das redes globais entre os cinco maiores e que representa um pouco menos que 6% do total do faturamento de todo o setor de Material de Construção.

É um dos segmentos que mais têm sofrido no atual quadro de contração de vendas pelo qual passa o varejo brasileiro e a entrada do grupo chileno Falabella através de seu braço Sodimac no controle da Dicico coloca ainda mais pressão competitiva no setor, especialmente depois da abertura de sua primeira loja no Tamboré em São Paulo.

Algumas macro tendências são bastante claras no cenário atual e futuro do setor.

1. Consolidação.

O setor terá aumento do processo de concentração com ampliação da participação das cinco maiores redes no conjunto das vendas gerais pelo aumento da velocidade de expansão desses grupos, através de crescimento orgânico e a possibilidade de incorporação de alguns operadores regionais que têm expressiva participação em suas regiões;

2. Pulverização.

Nos próximos dez anos o setor de material de construção continuará como um dos menos concentrados do varejo brasileiro, pois o quadro atual, próximo futuro e o perfil mais cauteloso dos principais operadores nacionais e internacionais atuando no Brasil não estimulará uma estratégia expansionista que altere essa perspectiva;

3. Internacionalização.

O aumento do faturamento das redes internacionais ou globais, como Leroy Merlin, Saint Gobain (Telhanorte) e Dicico-Sodimac será bem maior do que outras redes nos próximos anos e isso irá significar o aumento de sua participação no total das vendas do setor;

4. Fusões e Aquisições.

No processo de expansão de operações no país, além do crescimento orgânico do número de lojas, haverá aumento no processo de fusões e aquisições envolvendo as vinte principais redes que atuam no setor, como forma de aumento da participação no mercado nacional e regional e como resultado também do acirramento do quadro competitivo que induzirá algumas redes menores a transferirem o controle de seus negócios;

5. Crescimento de Marcas Próprias. As principais redes operando no Brasil tenderão a ampliar a oferta de marcas próprias, com produtos produzidos no país ou importados, como forma de melhorar sua rentabilidade e criar diferenciação perante o consumidor final e, ao mesmo tempo, criar uma nova realidade nas negociações com seus principais fornecedores locais;
6. Novos formatos de lojas.

Os principais operadores do setor, especialmente entre as cinco maiores redes, têm sido cautelosos na implantação de novos formatos de lojas, preferindo expandir seus modelos tradicionais. Com o acirramento da concorrência e a geração de oportunidades regionais, deverão ser lançados novos formatos que possam aproveitar essas novas demandas e permitam a diversificação de formatos por um mesmo operador. Alguns deles já têm praticado essa estratégia em outros países, como a Saint Gobain, que controla a Telhanorte no Brasil, o grupo global de origem francesa Adeo que controla a Leroy Merlin e a Falabella chilena que controla a Dicico-Sodimac;

7. Novas Bandeiras.

As principais redes poderão lançar novas bandeiras, ou marcas de lojas, no processo de diversificação de sua atuação no Brasil em busca do atendimento de oportunidades específicas em segmentos ou regiões, em ações estratégicas com alguns fornecedores, ou de forma isolada, ampliando sua participação no mercado nacional;

8. Novos canais de vendas e relacionamento.

Os principais operadores do setor de material de construção têm sido muito cautelosos nos investimentos nos canais digitais, envolvendo o e-commerce, sendo um dos setores menos atuantes na área, apesar de que seus consumidores finais, não profissionais, serem cada vez mais digitais e estarem frequentemente usando a rede em busca de informações e atualização sobre produtos, marcas e serviços. Essa realidade e a busca de diferenciação impulsionará o setor para avançar mais rapidamente nessa área, até porque os investimentos em lojas físicas serão um pouco mais cautelosos nos próximos anos;

9. Novos players internacionais.

Apesar do período próximo não ser dos mais estimuladores no setor de material de construção, a atratividade do mercado brasileiro, mesmo com todas as suas dificuldades e particularidades, associada com a baixa concentração atual, poderão estimular a entrada de um novo player global, de origem europeia ou norte-americana, ou mesmo a diversificação de negócios e setor de operadores já presentes no mercado brasileiro;

10. Os fornecedores vão à luta.

A perspectiva de uma maior concentração no futuro do varejo do setor de material de construção, o aumento da participação das marcas próprias e aumento do nível de competição, deverão estimular alternativas de criação de canais próprios de vendas, lojas exclusivas ou e-commerce, bem como de relacionamento, por parte dos fornecedores do setor, como já fazem, no mercado local ou internacional, empresas como Portobello, Sherwin Williams e outros;

11. Mais serviços integrados.

O aumento da pressão competitiva e mais a necessidade de diferenciação e melhoria de rentabilidade, deverão levar os principais varejistas, e mesmo fornecedores, a desenvolverem e oferecerem mais serviços e soluções integradas com seus produtos, aumentando suas receitas e criando uma nova realidade de mercado. A nova loja Sodimac avança um pouco mais num caminho que começou a ser trilhado pela Leroy Merlin no Brasil e que será cada vez mais relevante no futuro do setor.

(Exame)

Postagem anterior

Existe um limite para a taxa de royalties de uma franquia?

Próxima Postagem

Congressos LATAM Retail Show – Semana de decisão

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

Congressos LATAM Retail Show - Semana de decisão

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.