O Carrefour lançou a campanha 360° criada com a Inteligência Artificial (IA) generativa da Adobe, o Adobe Firefly. A ação foi feita para o Dia das Mães 2024 como forma de avançar na jornada de inovação da companhia, contando com o apoio do time interno de marketing do varejista, a House Carrefour.
Com o uso do Adobe Firefly, a House Carrefour elaborou e apresentou uma persona única que se conectava com o público nacional em diversos pontos de contato, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, integrando todo o ecossistema da marca.
O coordenador de Marketing da House Carrefour, Rafael Ribeiro, explica que a campanha foi desenvolvida com softwares que utilizam IA generativa, como Adobe Express, Photoshop, Illustrator, entre outros, desde o key visual (KV) até os materiais de pontos de venda, incluindo um hotsite com dicas de presentes, receitas e um cartão de presente pronto para download para que o cliente presenteasse sua mãe.
“Por ser omnicanal, nossa campanha também funcionou como estratégia de marca, reforçando um apelo afetivo entre o usuário final e o Carrefour”, afirma.
Treinamento da equipe
Por se tratar de uma novidade para todo o time Carrefour, um dos primeiros passos da iniciativa foi uma imersão 360º na tecnologia. Nessa fase, a equipe da House recebeu treinamento da Adobe para entender todo o funcionamento do Adobe Firefly. Como o objetivo também era retratar a mesma personagem inserida em diversos cenários, esses desdobramentos de imagens exigiram dos profissionais o aperfeiçoamento em comandos de texto bem direcionados.
Ribeiro aponta outro fator essencial no projeto: o apoio da área jurídica para orientações sobre a importância de sinalizar ao público o uso de IA na produção das peças, adotando um posicionamento transparente e de confiança junto aos clientes.
O regional sales manager de Digital Media da Adobe, Rodrigo Arndt, destaca que o apoio dado ao time Carrefour para a execução do projeto é uma etapa muito importante para que a marca avance em sua jornada de inovação.
“O Adobe Firefly está disponível na web, mas também foi embutido em soluções como o Photoshop, com o objetivo de potencializar a criatividade dos times de marketing e automatizar processos demorados como remoção de fundo e outras edições manuais que consomem o tempo de criativos”, explica Arndt.
Marketing e tecnologia
Rafael Ribeiro também explica que é necessário levar em consideração uma série de fatores ao usar a tecnologia, em que somente um profissional experiente saberá os pontos de atenção. O executivo destaca que as imagens geradas por IA, para uso profissional, precisam sempre receber algum ajuste, correção ou adaptação, e esses reparos só podem ser feitos de maneira correta e ética por alguém qualificado.
“Quando falo no tema de criar com a IA, gosto de destacar que aos olhos de leigos, parece algo fácil e rápido, porém é um processo que exige muito conhecimento e expertise dos profissionais de criação. Criar sem objetivo, sim, é mais simples. […] Agora, produzir uma campanha profissional 360º com alcance nacional que gere resultados de negócios é um trabalho mais complexo”, completa.
O executivo conta que, com atenção a esses pontos e atualização contínua da equipe, a expectativa é que a IA generativa faça ainda mais parte da rotina de criação de conteúdo da companhia.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação