Comprometida em promover iniciativas sustentáveis e práticas que incentivam a agenda ESG, a 8ª edição da The Brazil Conference & Expo, evento voltado para a indústria de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV), acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no Expo Center Norte, na capital paulista, e trará temas que abrangem desde as mudanças climáticas e inclusão até a transformação digital e gestão de negócios.
O evento contará com debates e conferências que visam estimular atitudes conscientes com soluções que promovem um futuro mais verde, inclusivo e eficiente. Também será promovido um inventário para compensação de carbono e geração de biocrédito. Entre outros tópicos, a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos, unidas às lixeiras ecológicas, serão destaques desde a montagem até o encerramento da feira.
“Este é um momento importante onde a indústria de FFLV se reúne em um mesmo local para agregar valor aos produtos frescos e apresentar inovações tecnológicas, sustentáveis e inclusivas que proporcionem ainda mais produtividade, diversidade e eficiência aos produtores rurais e aos varejistas”, afirma Alex Lee, presidente do conselho da International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil, associação realizadora da feira.
Buscando contribuir com essa pegada sustentável e incentivar a destinação correta das embalagens na indústria de FFLV, bem como dos demais plásticos utilizados no ambiente agrícola, o evento contará com a participação de Andrés da Silva, consultor e sócio fundador da EACEA – Soluções em Cultivo Protegido, que irá palestrar sobre o tema: “Viabilizando a economia circular do plástico agrícola. Eu plastifico, nós reciclamos”. A palestra ocorrerá no espaço da feira, em 8 de agosto, a partir das 13h30.
Progresso ambiental, social e econômico
A feira The Brazil Conference & Expo está engajada na pauta socioambiental e, em 2023, destinou e aproveitou 100% dos resíduos sólidos gerados. Das 9,9 toneladas de resíduos coletados, 6,5 toneladas foram de itens recicláveis, triados e encaminhados corretamente, e 3,4 toneladas de materiais orgânicos seguiram para compostagem. Toda a ação foi realizada em parceria com cooperativas.
Também no ano passado, a feira atraiu mais de 2.500 visitantes e, neste ano, ocorrerá em um espaço com cerca de 8 mil m² e mais de 150 marcas expositoras. Os expositores e palestrantes abordarão pautas importantes para o cenário atual, como combate ao desperdício, otimização do uso de recursos naturais, embalagens biodegradáveis, diminuição da pegada de carbono e rastreabilidade, a fim de assegurar a transparência e a segurança do alimento para o consumidor.
A inclusão e acessibilidade também são focos da The Brazil Conference & Expo. O espaço será adaptado, incluindo banheiros e rampas para viabilizar a locomoção e o conforto de Pessoas com Deficiência (PCDs), além da contratação de profissionais PCD para atuar como staff.
Imagens: Divulgação