Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Marcas brasileiras falam dos desafios da migração da indústria para o varejo

Redação de Redação
18 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Além de serem nacionais e estarem extremamente consolidadas nos segmentos em que atuam, as marcas Havaianas, Hering e Portobello têm outro aspecto em comum. Nos últimos anos, elas investiram fortemente no processo de migração da indústria para o varejo.

Em um painel realizado nesta sexta-feira (18) no Global Retail Show 2020, executivos dessas empresas falaram sobre os desafios dessa empreitada.

“Começamos a fazer a venda direta ao consumidor entre 2008 e 2009, antes mesmo de pensarmos em ter lojas-conceito”, lembra Fernanda Romano, diretora-executiva de marketing da Alpargatas, dona das Havaianas.  Recentemente, a empresa lançou também uma flagship virtual.

O sucesso da iniciativa não significou, no entanto, acomodação. “Até hoje, você entra em muitas lojas das Havaianas e não tem onde se sentar, porque o pensamento sempre foi o que de todo brasileiro tem um par em casa. Assim, ele sabe o próprio número e não precisa experimentar. Mas, a partir do momento em que a gente passou a vender também alpargatas, essa dinâmica precisa mudar”, diz Fernanda.

Ou seja: as lojas estão sempre sendo revistas para que sejam adequadas à experiência do usuário. Para a executiva, não se atentar a esse aspecto é a grande cilada em que a indústria que começa a atuar no varejo pode cair. “A indústria precisa entender esse consumidor.”

Consumidor ‘infiel’

A importância de entender a cabeça do cliente se tornou maior ainda nos últimos meses. “A pandemia resultou num grau de infidelidade maior do consumidor. Ele passou a ter acesso digital a outras marcas, então foi preciso trabalhar bem a experiência para definir os diferenciais competitivos da marca”, diz o CEO da Portobello, Mauro do Valle.

Criada há mais de 40 anos, atualmente a empresa tem lojas próprias e franqueadas. A unidade-modelo, em Florianópolis (SC), tem arquitetura acolhedora e preparada para facilitar a especificação dos produtos.  A ideia é evidenciar a autoridade que a empresa tem no ramo. “Essa experiência tem sido fundamental para manter a competitividade e acelerar o processo de inovação da companhia”, diz Valle.

A Cia Hering passou por esse processo há muitos anos, mas o head de omnicommerce Marcus Yamamoto também afirma que o desafio de não fazer os outros canais de vendas entrarem em conflito com as lojas da marca.

Para o diretor da Gouvêa Consulting, Alexandre Machado, é importante que as empresas entendam que a migração está relacionada a uma mudança cultural. Ele cita, ainda, a necessidade de se ter uma proposta de valor e um posicionamento claros, além de integrar canais e criar experiências realmente relevantes.

Ele também considera que a tendência veio para ficar. “Não é moda. No fim, a indústria está vendendo para o consumidor e é ele que determina, hoje, onde quer comprar. Então, a marca precisa estar em todos os lugares.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Varejistas devem encarar a pandemia como uma oportunidade, sugerem especialistas

Próxima Postagem

8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

8 lições sobre o futuro do setor de eventos e entretenimento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.