Com lançamento de linha própria, Farmais amplia estratégia omnicanal e mira futuro IPO

Atualmente, a rede possui 225 lojas distribuídas em nove estados, sendo a maioria delas localizada em São Paulo

Com lançamento de linha própria, Farmais amplia estratégia omnicanal e mira futuro IPO

Ricardo Uemura Kunimi, CEO e sócio da Farmais

A rede de farmácias Farmais está direcionando seus esforços para a estratégia omnicanal e para o desenvolvimento de uma linha de produtos de marca própria. Para isso, a empresa expandiu suas operações de comércio eletrônico e estabeleceu um escritório na Avenida Paulista para coordenar suas atividades, com o objetivo de alcançar 500 unidades no futuro, através da abertura de novas franquias e da conversão de lojas independentes.

Atualmente, a rede possui 225 lojas distribuídas em nove estados, sendo a maioria delas (160) localizada em São Paulo. Uma das metas da empresa é realizar uma oferta pública inicial (IPO). “Queremos atrair investidores com experiência no setor. Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, declara Ricardo Uemura Kunimi, CEO e sócio da Farmais.

A Farmais está focada na aquisição de novos franqueados, com a abertura de 50 lojas planejadas até o final do ano. Além disso, a empresa busca converter farmácias independentes para adotarem sua bandeira. Para iniciar uma nova unidade da Farmais, a taxa de franquia é de R$ 50 mil, com um investimento total mínimo de R$ 800 mil. No caso da conversão de lojas independentes, a taxa é de R$ 30 mil, com um investimento total de R$ 200 mil. Atualmente, o segundo modelo tem sido o principal foco de expansão da franquia.

Marketplace de medicamentos

No ano de 2022, a empresa lançou seu próprio comércio eletrônico, que funciona como uma farmácia virtual. O próximo passo planejado é a transformação desse sistema em um marketplace de medicamentos. Isso envolve um investimento de R$ 1,5 milhão e a criação de uma plataforma que unifica o estoque de todas as unidades, simplificando o processo de compra para os clientes.

Essa plataforma permitirá que todos os franqueados da rede vendam diretamente aos consumidores finais, o que deve aumentar sua lucratividade e aprimorar a gestão de seus negócios. “Além de diminuir os custos, facilita a compra na indústria. Em farmácia não existe modelo igual, e estamos apostando muito nisso”, destaca.

Aposta em regiões populares

Em média, as lojas da Farmais geram um lucro líquido que representa 8,5% da receita. No entanto, essa margem pode variar dependendo da região. Em algumas áreas, a margem líquida da rede pode ser inferior a 5%, o que torna a expansão mais desafiadora, uma vez que os franqueados podem hesitar em abrir novas lojas nessas regiões. Por outro lado, em outras áreas, essa margem pode chegar a 10%, o que torna mais atraente a abertura de novas lojas com os mesmos franqueados.

“Encontramos barreiras, mas com a entrada de novas lojas e franqueados, estamos conseguindo. Os próprios franqueados estão montando novas lojas”, completa Kunimi.

Imagem: Divulgação

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