Executivos da Azzas já diferenciam IA entre tradicional e generativa nas estratégias internas

As aplicações variam desde o processo criativo até soluções para a cadeia de suprimento e abastecimento

A tecnologia avança tão rapidamente que, neste bate-papo com Alisson Calgarotto e Murilo Jovtei, ambos do Grupo Azzas 2154, no Latam Retail Show 2024, os executivos já diferenciam a Inteligência Artificial (IA) entre tradicional e generativa. Estreando o estúdio da Mercado&Consumo na área expositiva do principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, Calgarotto e Jovtei exemplificam alguns usos da tecnologia na Arezzo&Co e no Soma.

Segundo Jovtei, diretor de Dados e Omnicanalidade (BU calçados e bolsas) do Grupo Azzas 2154, conta que, na Arezzo&Co, o time de estilo utiliza a IA generativa em todo processo criativo até a produção da peça, seja para ter insights, ideias, seja para construir e materializar o novo produto. Outra aplicação é na cadeia de abastecimento e suprimento da rede de lojas da marca. Por meio da IA tradicional, a companhia tem dados sobre itens atemporais e da coleção central mais ou menos interessantes para a base de clientes. Com a tecnologia implementada há 2 anos, a Arezzo consegue fazer recomendação de compras para os seus franqueados e, assim, apoiar os lojistas para que sejam mais assertivos nas vendas ao consumidor final.

Para o executivo, a diferença entre o antes e depois da implementação da IA na cadeia de suprimentos está tanto na velocidade com que a empresa pode fazer a análise para reabastecimento quanto na profundidade. “A gente sempre fez esse trabalho de abastecimento, de planejamento”, comenta Jovtei. Porém, a utilização da IA permitiu aos times que operam o setor chegar ao nível do SKU, do item, da numeração, da cor, algo que não havia no passado da companhia.

Alisson Calgarotto, diretor de Tecnologia, Inovação (BU vestuário feminino) do Grupo Azzas 2154, comenta que a jornada de uso da IA começou por entre 2016 e 2017. Segundo ele, a inclusão da ferramenta no processo criativo da Farm Rio, especificamente, começou a busca da solução para perguntas sobre como definir um bom sortimento de loja, quantas peças devem ser produzidas e levadas para as lojas.

Para a criação de novos produtos, a Farm testa algumas ideias. São produzidas 300 referências diferentes, que são fotografadas e distribuídas para unidades de todo Brasil para que os varejistas avaliem e, posteriormente, com o uso de IA tradicional, sejam definidas as peças com maior potencial de venda que irão compor uma nova coleção.

Por outro lado, a IA generativa tem auxiliado no processo criativo em relação à coloração das roupas e à estamparia. A tecnologia ajuda, por exemplo, na escolha desses quesitos que têm maior probabilidade de cair no gosto dos clientes da Farm. “A gente entrou com IA generativa dentro desse processo de entender qual a estampa e quais as cores que poderiam performar melhor”, revela Calgarotto.

Durante a entrevista concedida à Aiana Freitas, editora-executiva da Mercado&Consumo, os executivos ainda falaram sobre como a IA aprimora a experiente do cliente e como os clientes podem perceber a tecnologia na jornada de compra.

Para assistir a entrevista completa, acesse o vídeo abaixo:

Latam Retail Show 2024

O Latam Retail Show é o principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo faz a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.

Imagem: Reprodução

Redação

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