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Home Latam Retail Show

Varejo destaca a necessidade de incluir líderes do marketing para o crescimento do retail media

Apenas 18% dos decisores de investimento em campanhas são do marketing, diz CEO da Impulso, antiga RD Ads

Isis Brum de Isis Brum
18 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Latam Retail Show, Notícias, Retail Media, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Varejo destaca a necessidade de incluir líderes do marketing para o crescimento do retail media

Boa parte dos varejistas está convencida das oportunidades que o retail media abre para toda a jornada de compra, afinal, é um mercado que levou apenas 5 anos para movimentar US$ 30 bilhões globalmente e as perspectivas são de alavancagem. Uma pesquisa realizada pela Mastercard em parceria com a Forrester Consulting Search mostra que 41% dos varejistas já lançaram redes de retail media e 25% planejam lançar nos próximos 12 meses. O que falta, então, para que os investimentos nesta ferramenta dobrem de tamanho e alcancem o patamar dos norte-americanos, estimado em 16%? Na visão de Magazine Luiza, RD Saúde, Sam’s Club e The LED, o Brasil precisa incluir o marketing na decisão dos investimentos e na avaliação das campanhas.

O painel “Retail Media no mundo e como ele está transformando o varejo no Brasil” foi mediado por Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, no palco Beyond Technology Trends, no primeiro dia do Latam Retail Show, principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que acontece até o dia 19, no Expo Center Norte, em São Paulo. O LRS é realizado pela Gouvêa Experience e a Mercado&Consumo faz a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.

Segundo Vitor Bertoncini, CEO da Impulso, antiga RD Ads, apenas 18% dos decisores de investimento em campanhas são do marketing, incluindo o orçamento destinado para retail media. No entanto, a visão que cada setor possui sobre como, onde e com qual objetivo os recursos são aplicados interfere nos resultados e, consequentemente, no retorno. “O comercial quer converter”, diz Bertoncini. O foco na venda não retroalimenta resultados de campanha, ao contrário do que, segundo ele, faz o time de marketing. “O marketing pensa em estratégia de marca mais elaborada. Muda o posicionamento, o que funciona, expande”, pontua. A evolução contínua nas estratégias de anúncio se transforma em melhores resultados em uma esfera mais ampla.

Na sua perspectiva, para que o retail media se desenvolva dentro das empresas, marketing e comercial precisam se integrar e trabalhar em conjunto. Bertoncini lembra que, nos Estados Unidos, as equipes unificaram o conceito de investimento em marketing e aplicam uma visão mais moderna sobre o retorno, o impacto e o direcionamento dessas estratégias.

Diretora-geral do Magalu Ads, Celia Goldstein evidencia que o Brasil é o segundo País que mais cresce em volume de investimentos em retail media no mundo, atrás de México. No entanto, apenas 7% do orçamento total destinado à publicidade digital é destinado para retail media. Nos Estados Unidos, o percentual é de 16% e na China, 40%. Para Celia, o crescimento dentro desse segmento passa pela educação do mercado sobre o que é o retail media e de qual bolso poderá sair o dinheiro para os investimentos necessários.

Para que o varejo se torne um serviço de mídia relevante para os parceiros da indústria e de serviços precisa investir em tecnologia capaz de qualificar a sua base de dados e gerar insights valiosos sobre comportamento e hábitos de consumo dos clientes. Sem meios de aferir a validade dessas informações e o resultado dos investimentos feitos, a estratégia de anúncio estará fadada ao fracasso.

O Sam’s Club, o clube de compras por assinatura do Grupo Carrefour Brasil, digitalizou as 58 lojas espalhadas pelo País, em parceria com a The LED, e conseguiu mapear 100% do comportamento de consumo de seus clientes on e offsite. De acordo com Claudia Vilhena, CMO da companhia, os ganhos em experiência de compra para o cliente, a assertividade na entrega da comunicação e das campanhas e a conversão nas vendas são possíveis com a visão de estratégia incrementada pelo retail media.

A estrutura baseada em inteligência de dados do clube de compras permite nichar a sua audiência com detalhes específicos – como horário, gênero, categoria, entre outros – e hiperpersonalizar ofertas e campanhas com garantia de retorno certo. Para os sócios do Sam’s, a expectativa, segundo Claudia, é receber uma curadoria especializada de produtos que atendam às suas demandas de forma fluida em todos os canais de compra e no momento em que ele decidir comprar. Mais uma vez, é a ferramenta que oferece suporte para os dados que irão direcionar as informações certas para o público certo.

Focada na experiência do cliente, Claudia reforça que o trabalho de bastidor das equipes de trade, marketing e comercial é entregar o que cliente quer onde e como ele quer.

A potência do ponto de venda

Outro ponto em destaque para os painelistas é a integração de canais que reduz, cada vez mais, as distâncias entre on e offsite. A jornada de compra, hoje em dia, é fígital e permeia tanto a loja física quanto o site do varejista.

Mas a operação de anúncio e publicidade ganha uma nova ênfase com a estratégia in-store, que é a digitalização do ponto de venda, com a inserção de telas que podem exibir anúncios e medir o impacto da publicidade até a venda, realizada com tecnologia embarcada, segundo Felipe Freitas, sócio-diretor da The LED. As telas da empresa, que criou uma vertical de retail media, são equipadas para capturar dados nas lojas físicas e gerar relatórios com aferições e insights.

Na transformação do varejo em serviço de mídia no Brasil, a RD Saúde é a quinta maior empresa de mídia out of home (OOH), com 7,9 mil unidades instaladas e previsão de chegar a 10 mil no próximo ano, dado que evidencia a potência dos pontos de venda para o retail media, como pontuado por Vitor Bertoncini, e para a integração da experiência fígital.

“O varejo é um destino para compra, pesquisa, ‘repesquisa’ até a decisão de compra”, relata Celia Goldstein, segundo quem “44% dos brasileiros começam a busca no site do varejista”.

E já que cerca de 80% das vendas são concluídas nas lojas, o cenário que se desenvolve para o varejo no País é de integração de esforços, de canais de venda e de experiência de compra. Como assinala Marinho, da Gouvêa Malls, “o varejo precisa ir aonde o consumidor está”.

Imagem: Mercado&Consumo

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