Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Supermercado do futuro oferece jornadas personalizadas para cada perfil de consumidor

Tecnologias que utilizam inteligência artificial e CRM monitoram os hábitos dos clientes e influenciam em disposição das gôndolas e distribuição de produtos

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
18 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
supermercados

A maior parcela da população brasileira enxergava a ida aos supermercados como um destino protocolar para abastecer suas casas. Com a chegada da pandemia, o setor supermercadista foi tomado pelas novas tecnologias e se reinventou para atender os novos perfis de clientes que surgiram durante e depois desse período. 

Como todos os setores, os supermercados se tornaram mais digitalizados. Para quem se acostumou com a conveniência de fazer compras sem sair de casa, os aplicativos das redes supermercadistas oferecem promoções e descontos através de notificações personalizadas que foram baseadas em seu histórico de pedidos. É possível, ainda, acompanhar lives e fazer compras pelo WhatsApp. 

Os supermercados físicos não ficaram para trás e adotaram tecnologias que utilizam o CRM e a inteligência artificial para monitorar os hábitos dos consumidores e oferecer experiências de compra cada vez mais personalizadas. 

“Nossos olhos estão voltados para a erradicação das filas. A tecnologia para isso existe, mas precisa ganhar escala. Opino que daqui há 5 anos teremos uma loja totalmente modificada”, afirma Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj). 

Com o chamado “varejo de dados”, é possível alterar todo o ponto de venda da unidade baseado na frequência com que cada produto é vendido ou devolvido às gôndolas. Parte dos supermercados também adotaram robôs que escaneiam as prateleiras para encontrar produtos fora da validade ou baixo estoque. 

“É um varejo mais dinâmico. O setor sempre teve o dinamismo como característica e ouvia-se muito o consumidor. Agora, é ouvir e monitorar. Em até dez compras, a inteligência artificial detecta todo o seu hábito de consumo e consegue prever se o cliente tem filho, se mora sozinho, etc. Tudo isso é refletido nas gôndolas”, explica. 

Jornada de compras

Com inúmeras possibilidades de compras, a jornada de consumo se torna cada vez mais dinâmica e o omnichannel vai além do momento da compra. “A tecnologia serve para duas coisas no varejo: aprimorar a logística do negócio e a experiência de compra do consumidor. O setor tem que estar presente no físico e no digital e, além disso, oferecer todos os meios de pagamento possíveis. O futuro é a omnicanalidade completa”, afirma. 

Mais do que o abastecimento das casas, a convergência entre o físico e o digital transformou as unidades em espaços que oferecem experiências. Ainda distante de ser um formato difundido, existem lojas 100% autônomas. Nas redes Zaitt, o cliente entra no estabelecimento através de um código oferecido pelo aplicativo da marca e pode escolher até a música que toca entre os corredores. Lá, as tecnologias retêm informações sobre produtos comprados ou itens que foram abandonados ao longo da jornada. 

“O varejo é rei em inventar, reinventar e extinguir formatos. Além disso, tem consumidor para tudo. Cada vez mais vemos a diminuição do número dos hipermercados e, ao mesmo tempo, vemos a proliferação de unidades express e mercados de bairro. Há consumidores que preferem realizar suas compras em 40 minutos e aqueles que andam pelos corredores e levam uma, duas horas”. 

Diferente de filmes de ficção científica e, ao mesmo tempo, distante dos formatos de pré-pandemia, as novas versões dos supermercados são moldados para serem digitalizados, omnicanalizados e personalizáveis. 

“A tecnologia vai transformar o supermercado físico em um espaço cada vez mais interessante. O consumidor vai frequentar as unidades como quem vai ao shopping e experimentará as tecnologias que facilitam a vida dele. O supermercado do futuro será o resultado da aplicação de todas as tecnologias em larga escala. Quem manda na loja é o consumidor, e ele exige essa evolução”, finaliza. 

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

As pessoas e os dados farão a IA ser a cereja do bolo

Próxima Postagem

Atividades turísticas caem 1,5% em agosto ante julho, mostra IBGE

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
atividades turísticas

Atividades turísticas caem 1,5% em agosto ante julho, mostra IBGE

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.