A rede de franquias de comida havaiana Mana Poke e o Instituto Ítalo Ferreira (IIF) se uniram para realizar uma ação social em sete estados brasileiros, com o intuito de arrecadar recursos para as crianças e jovens atendidos pelo projeto social, que vivem em estado de vulnerabilidade na cidade de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. O Mana Day, que já chega em sua quarta edição, acontece no próximo sábado (19) com projeção de arrecadar cerca de 150 mil reais nas 54 unidades da rede de comida havaiana.
O valor de R$5 de cada poke vendido tanto nas lojas físicas como pelo Ifood será doado ao instituto, que tem como patrono o atleta brasileiro campeão olímpico e mundial de surfe, Ítalo Ferreira. A edição de 2024, ainda contará com novidades, como a possibilidade de os clientes contribuírem de forma espontânea com o valor que desejarem. Para isso, serão disponibilizados displays de mesa com um QR Code para transferência direta ao Instituto Ítalo Ferreira.
A instituição tem por objetivo fomentar o esporte, por meio do surfe, além de atividades voltadas para o reforço escolar e preservação do meio ambiente. O IIF foi inaugurado dia 27 de outubro de 2022, com o objetivo de proporcionar conhecimento e aprendizado para as crianças de Baía Formosa enxergarem novas oportunidades para suas vidas. Por meio do surfe, da educação e de atividades voltadas para a sustentabilidade, os jovens têm a possibilidade de percorrer uma vida melhor através do esporte, sobretudo tendo Ítalo Ferreira como inspiração e referência.
“Toda empresa que nos procura com alguma ideia para ajudar o instituto de maneira financeira ou com algum projeto que possa contribuir na formação das crianças é um motivo de muito orgulho para a gente. Claro que o dinheiro é importante para continuarmos o trabalho, mas só de termos iniciativas como o Mana Day acaba nos ajudando a divulgar o instituto, porque o restaurante está presente em muitas cidades pelo Brasil. Aqui a gente proporciona momentos de educação, esporte, ações de sustentabilidade, atendimento nutricional e muito mais para essas crianças, então o Mana Poke tem tudo a ver com a gente, principalmente por levar uma mensagem de qualidade de vida, alimentação saudável. Estamos animados para essa nova edição”, afirma Ítalo Ferreira.
E os recursos arrecadados?
Na terceira edição do Mana Day, realizada em 2023, foram arrecadados mais de R$ 76 mil. Parte desses recursos foi utilizada para a realização da Festa das Crianças, no dia 12 de outubro do ano passado. De acordo com a diretora do Instituto Ítalo Ferreira, Pollyana Ferreira, há uma poupança criada para casos de emergência ou para ser acionada em situações oportunas em que o custo não estava planejado com a verba já obtida por meio de parceiros e da Lei de Incentivo.
“Ficamos muito animados quando a equipe do Mana Poke nos procurou novamente para sermos o projeto social beneficiado pelo Mana Day. Para 2024, esperamos que seja um sucesso também e nossa meta é usar esse dinheiro arrecadado para finalizar a obra da nossa sala de informática que vai receber uma nova turma de alunos. Outro objetivo é comprar cesta básica de Natal e presente para as crianças”, explica Pollyana.
Atualmente, o Instituto Ítalo Ferreira atende 120 crianças e jovens de 7 a 12 anos e conta com um espaço físico de 400 metros quadrados, com toda a estrutura de salas de aula e demais áreas para o desenvolvimento das atividades. Além do surfe, os alunos também têm aulas de psicomotricidade, reforço em inglês, matemática e português, incentivo à leitura e atividades extracurriculares.
Imagens: Divulgação