Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Starbucks Xangai: um case para inspirar e provocar

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
18 de dezembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos projetos mais recentes e impressionantes do varejo global certamente é a maior Starbucks do mundo que fica na China.

Inaugurada em dezembro de 2017, a loja em Xangai tem mais de 2.700 mil metros quadrados e é tão grande que tem até guia e mapa para apoiar na trilha de experiências de seus clientes.

Muito mais importante do que ser uma mega loja, esse projeto que era um sonho e virou realidade para a rede nos diz muito sobre as infinitas possibilidades de levar uma experiência única para o OMNICONSUMIDOR.

Considerado um verdadeiro templo da bebida, o local é chamado de Meca dos amantes do café e, para executivos da empresa, um laboratório de trabalho inovador e revolucionário.

Essa cafeteria de alta tecnologia e que cria uma experiência interativa realmente diferenciada é resultado de uma parceria da Starbucks com o Alibaba Group. Esta é a segunda de seis cafeterias especiais da marca e que estão sendo chamadas de Starbucks Reserve Roastery.

Essa aliança na China diz muito sobre a magnitude do projeto e o que o futuro próximo pode nos reservar sobre uma verdadeira jornada de compras digital e integrada (ON e OFF).

Os clientes são engajados a embarcar numa jornada sensorial impactante e a maior novidade da loja não está visível a olho nu. Em diversos pontos da cafeteria estão disponíveis funções de realidade aumentada, que podem ser acessadas através de um smartphone. Apontando para um determinado local é possível conhecer a origem dos grãos de café que você está consumindo, por exemplo. Os visitantes se sentem imersos em todas as visões, sons e aromas do café sendo torrado no local.

Como apaixonado e profissional que atua no varejo, acredito que este é o tipo de trabalho que deve servir como inspiração para todos que transitam na área. Literalmente é uma das melhores referências atuais da transformação de uma “commodity” no “state-of-the-art” do varejo moderno.

Além disso, pode servir como provocação e reflexão para todas as empresas que buscam em suas estratégias OMNICANAIS iniciativas digitais que proporcionem uma experiência fluída, efetiva e que realmente gere valor para seus clientes.

Mesmo no Brasil onde o tema das lojas digitais e interativas tem evoluído bastante, muitas indústrias e varejistas com portfolio de produtos muito mais aderentes a esses tipos de soluções engatinham no entendimento de uma jornada que faça sentido para seus consumidores seja no ON LINE como no ponto físico.

E muitos que tomam a iniciativa de seguir em frente em estratégias e experiências OMNI, acabam optando por processos e tecnologias sem considerar um estudo mais consistente sobre o que realmente faz sentido para o seu negócio. Evidentemente temos visto que uma solução que funciona num segmento de varejo não funciona em outro.

Outro fator que tem nos chamado a atenção em algumas redes que tem testado novas iniciativas é que tão importante do que o “Front End” é toda inteligência aportada no planejamento do “Back-End”. Tecnologias mais acessíveis e pressão para não ficar para trás, fazem com que a tentação de executar sem planejar seja maior.

Além de ser um projeto que inspira e provoca qualquer um que acompanha o varejo, pode se tirar desse case uma lição das infinitas possibilidades e do potencial da transformação digital na relação de consumo.

A frase de JACK MA, o magnata, investidor e cofundador do Alibaba na inauguração da loja resume em poucas palavras o significado desse projeto “Nobody thinks you can sell coffee like this”.

https://www.youtube.com/watch?v=T9JbcpOR2lw

Por isso estar atento no que acontece em mercados como o chinês, americano ou europeu certamente é uma fonte inspiradora e poderosa para quem pretende fazer a diferença por aqui.

 

NOTA: Quer saber mais sobre a China, um mercado em transformação? Faça aqui o download deste “e-insight” desenvolvido pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza e suas unidades com o intuito de compartilhar conhecimento e estimular uma melhor compreensão sobre a realidade do mercado em transformação.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Fluxo de visitantes em shopping centers cresce 2,94% em novembro

Próxima Postagem

Pedidos online crescem 13,5% no Brasil em 2018

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pedidos online crescem 13,5% no Brasil em 2018

Pedidos online crescem 13,5% no Brasil em 2018

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.