Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Mercado de luxo perde 50 milhões de consumidores e fica estável em € 1,5 trilhão

Segmentos como produtos de beleza e joias ainda têm bom desempenho

Redação de Redação
18 de dezembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Mercado de luxo perde 50 milhões de consumidores e fica estável em € 1,5 trilhão em 2024

O mercado global de luxo deve alcançar € 1,5 trilhão em vendas em 2024, com uma taxa estimada entre -1% e 1% em comparação a 2023, segundo o relatório da Bain&Company, em parceria com a Altagamma.

O estudo destaca que o setor está enfrentando uma desaceleração, especialmente no segmento de bens de consumo pessoal, impulsionada pela mudança no comportamento dos consumidores, especialmente os da geração Z, que tem priorizado experiências em vez de produtos tangíveis.

Nos últimos dois anos, aproximadamente 50 milhões de consumidores deixaram de consumir produtos de luxo, refletindo uma mudança de comportamento, principalmente entre os mais jovens. Já os consumidores mais fiéis continuam a aumentar sua participação nas compras, embora estejam progressivamente perdendo a sensação de exclusividade oferecida pelas marcas.

Experiências, personalização e exclusividade

Apesar dessa retração, os consumidores têm buscado pequenas indulgências e produtos de beleza, especialmente fragrâncias, seguem apresentando bom desempenho. Óculos seguem em momento positivo e joias continuam fortes, especialmente o segmento de alta joalheria. Em contrapartida, relógios, produtos de couro e sapatos registraram desaceleração, mas acessórios menores de couro e itens de entrada continuam atrativos para consumidores da Geração Z.

Produtos de beleza, especialmente fragrâncias, seguem apresentando bom desempenho uma vez que os consumidores têm buscado “pequenas indulgências”. Óculos seguem em momento positivo e joias continuam fortes, especialmente o segmento de alta joalheria. Em contrapartida, relógios, produtos de couro e sapatos registraram desaceleração, mas acessórios menores de couro e itens de entrada continuam atrativos para consumidores da Geração Z.

O relatório indica que o interesse dos consumidores por experiências de luxo continua em alta, com preferência por viagens e eventos sociais, priorizando tratamento personalizado e bem-estar em vez de bens tangíveis. Produtos experienciais, especialmente para indivíduos de alto poder aquisitivo, como iates, carros e jatos, também têm forte demanda.

O e-commerce, após o boom da pandemia, começa a se estabilizar, enquanto os outlets têm se mostrado uma alternativa crescente para quem busca luxo a preços mais acessíveis.

Segundo o relatório, o setor de luxo deve se recuperar levemente em 2025, mas o crescimento sustentável até 2030 dependerá da capacidade de as marcas de se adaptarem às novas demandas dos consumidores, priorizando experiências, personalização e exclusividade.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Estratégias de marketing para o Natal: como engajar consumidores e impulsionar vendas

Próxima Postagem

O varejo de moda em 2025: uma travessia desafiadora

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
O varejo de moda em 2025: uma travessia desafiadora

O varejo de moda em 2025: uma travessia desafiadora

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.