A experiência da NFR não é linear. E ninguém volta de lá olhando as coisas da mesma forma.
Foi uma verdadeira maratona de conhecimento, que, para nossa delegação, começou com as visitas técnicas às lojas que ilustram as principais tendências mundiais do varejo, passou pelas reuniões e wrap ups exclusivos e finalizou com o Retail Executive Summit. Tudo isso, somado à intensa programação de palestras, feiras e networking da própria NRF, pode se dizer que aprendizado e troca não faltaram nestes 7 dias em Nova York.
Das 380 pessoas que estiveram conosco este ano, 60% estavam indo pela primeira vez na NRF. Este foi o maior grupo da nossa história de 28 anos fazendo o evento. Pessoas de todas as gerações e dos mais variados segmentos estavam à procura do mesmo: mergulhar no universo do varejo, trocar suas experiências, experimentar novas realidades.
A palavra Futuro foi uma das mais mencionadas no condensado das palestras e temas. Vimos assuntos como Realidade Aumentada e Realidade Virtual no varejo, muito de Data e Analitcs – não mais apenas a tecnologia, mas o que produzir com estas informações – E-commerce – caracterizado cada vez mais como meio e não como tecnologia, para estar onde o cliente quer, oferecendo o que ele busca.
Transversalmente, outro tema sempre presente foi Pessoas como recurso de diferenciação competitiva, com destaque para a liderança e o empoderamento feminino. Ainda vimos muito sobre o processo de simplificação sofisticada e a combinatividade, que, em tese, não é um conceito novo, mas que ganha um novo viés neste momento.
O conhecimento, disponível de forma igual a todos, vai ganhando relevância a partir da experimentação individual. Como dito nas palestras, todos estes recursos, tecnologia e data, trabalhados pelo varejo, têm, no fundo, o objetivo de engajar consumidores, promover personalização e gerar conexões.
Gerar conexões.
O mais significativo de uma experiência como esta na NRF é a verdadeira transformação, pessoal ou profissional. Ela vem do que se observa de oportunidade de aproveitamento, lições de quem já tentou e obteve sucesso ou fracassou, insights possíveis para aplicação imediata ou simplesmente entender para onde as coisas estão caminhando. Sobretudo esta é uma oportunidade única de troca.
Muita inspiração com muita transpiração na volta.
Nota: Começamos em Fevereiro o Retail Trends, com o melhor do conteúdo visto na NRF 2018, curadoria exclusiva e os principais cases vistos. Não perca, nas principais capitais brasileiras. Saiba mais: retailtrends.com.br