Quando o assunto é o uso de Inteligência Artificial (IA), o Brasil está acima da média mundial, revela uma nova pesquisa global do Google e da Ipsos. No ano passado, 54% dos brasileiros relataram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global foi de 48%. O estudo, intitulado Our Life with AI: From Innovation to Application, entrevistou 21 mil pessoas em 21 países.
O otimismo em relação ao potencial da IA aumenta à medida que a tecnologia demonstra seus benefícios e capacidades. Cerca de 65% dos brasileiros veem a IA como promissora, em comparação a 57% no mundo. A versatilidade da tecnologia, que vai além do entretenimento, e sua contribuição para diversas áreas da vida, como trabalho e educação, explicam a perspectiva positiva.
Esse entusiasmo se traduz em uma maior expectativa de ganhos, com 60% dos brasileiros prevendo aumento nos empregos, enquanto 49% da população mundial compartilha dessa mesma visão. O percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.
Potencialização dos avanços da ciência
Olhar para o futuro revela que os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em diversos setores, com destaque para:
- Ciência: 80%
- Medicina: 77%
- Agricultura: 74%
- Segurança cibernética: 67%
Além disso, 64% da população brasileira acredita que os benefícios da inovação, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos dos avanços da IA.
É notável o potencial da IA em áreas como a saúde. O Med-PaLM 2, por exemplo, é uma ferramenta de IA generativa do Google Cloud que está auxiliando radiologistas brasileiros da Dasa na identificação de doenças em exames de imagem, proporcionando resultados mais precisos e agilizando o processo de diagnóstico. O modelo de linguagem conversacional, projetado para responder a perguntas médicas, foi lançado em 2022 e desenvolvido em parceria com médicos de diversos países. Essa inovação demonstra o potencial da IA para transformar a experiência do paciente e otimizar a gestão da saúde.
Ferramenta de crescimento pessoal e profissional
Os brasileiros demonstram grande entusiasmo pelas novas aplicações da IA, especialmente aquelas que facilitam a vida cotidiana, como:
- Busca por informações online: 81%
- Assistência pessoal: 76%
- Apoio aos estudos: 74%
Além disso, há um consenso sobre a importância de ferramentas como assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%). No geral, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para ajudá-los a escrever (78%), fazer brainstorming (78%) e resolver problemas (87%), digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%).
A IA está redefinindo o papel dos profissionais brasileiros, que veem nessa tecnologia uma oportunidade de aprimorar o nível de suas atividades. Três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% dos entrevistados consideram essencial o uso da IA para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.
Futuro da IA no País
Os brasileiros têm uma visão dividida sobre como o País está aproveitando as oportunidades oferecidas pela IA: 54% acreditam que o Brasil está no caminho certo, enquanto a média global é de 63%. A população espera uma maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia para impulsionar a IA, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.
“É inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo. Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirma Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Freepik