A B2W Marketplace – plataforma que reúne os sites Americanas, Submarino e Shoptime, além da venda corporativa pelo Americanas Empresas – acaba de firmar parceria com várias marcas, diversificando o sortimento dos sites. Eudora, Duracell, Panasonic, HP, Bombril e Suzano são algumas das marcas que passaram a disponibilizar seus produtos na plataforma.
“Investimos no crescimento da nossa operação de marketplace para que as pessoas encontrem nos sites e apps tudo o que desejam ou precisam”, afirma o diretor de Tecnologia e Marketplace da B2W Digital, Jean Lessa. “Nos últimos três anos, avançamos com um modelo híbrido de plataforma digital, que combina venda direta, marketplace e serviços.” Segundo ele, a empresa investiu, nesse período, mais de R$ 1,2 bilhão de reais em tecnologia e logística.
A empresa também está focada na aceleração da operação O2O (Online to Offline), e firmou, ao longo do ano passado, parcerias que permitem que os clientes tenham acesso aos produtos que estavam acostumados a adquirir em lojas físicas sem sair de casa.
A BR Distribuidora passou a vender os itens de sua rede de conveniência – BR Mania – na companhia. Para vendas nas plataformas de varejo alimentar Supermercado Now e Americanas Mercado, a companhia também firmou uma parceria com o Grupo Big (bandeiras Big, Bom Preço, Nacional, Mercadorama, Todo Dia, Sam’s Club e MaxxiAtacado).
Além disso, realizou um acordo com as administradoras dos shopping centers Ancar Ivanhoe e BR Malls, disponibilizando todo o sortimento dos shoppings – produtos de 7.900 lojas em 42 empreendimentos de todo o País – nos sites e app da Americanas.
Mais de 40 mil novos lojistas
Só em 2020, a companhia conectou mais de 40 mil novos lojistas. O sortimento dos sites da B2W cresceu três vezes em comparação ao ano de 2019 e a quantidade de categorias aumentou cinco vezes, também comparada com 2019.
Esse crescimento reflete também na participação do marketplace no GMV (Gross Merchandise Volume) da companhia: no final de 2015, quando a B2W iniciou sua operação de marketplace, ele representava 9,6% do GMV total e no terceiro trimestre de 2020, esse número saltou para 60,5%.
A B2W pretende alcançar 100 milhões de itens em seu sortimento e 150 mil lojistas conectados no marketplace. Com isso, a companhia prevê continuar gerando caixa e mais que dobrar de tamanho até 2023.
“Entendemos que o caminho para o crescimento do marketplace é atrair lojistas de todos os tamanhos. Sabemos da importância de ter grandes parceiros, já consolidados, vendendo nos nossos sites e apps, mas também reconhecemos nosso potencial de ajudar pequenos e microempreendedores a começarem a vender online”, diz Lessa. “Nossa plataforma oferece uma estrutura pronta e grande visibilidade, além de diversos serviços que auxiliam na operação dos pequenos lojistas”, complementa.
A empresa oferece treinamentos para potenciais parceiros por meio da Universidade B2W Marketplace. Atualmente, são oferecidos mais de 300 cursos gratuitos para lojistas nacionais e internacionais, com os mais variados temas que englobam vendas, atendimento ao cliente, empreendedorismo, tecnologia, operação e logística.
São diversos formatos de conteúdo, com videoaulas, áudio treinamentos e webinars ao vivo, além de ferramentas para ajudar desde o pequeno e médio empreendedor, que nunca vendeu online, até quem já é experiente no mercado e quer alavancar suas vendas. No terceiro trimestre de 2020, mais de 3,9 mil lojistas foram treinados.
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