Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Gol passa a utilizar IA Generativa para automação de processos e categorização de comentários

A tecnologia será fornecida pela Microsoft

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Gol

A Gol Linhas Aéreas vai passar a desenvolver iniciativas com uso de Inteligência artificial do Microsoft Azure OpenAI Service, fornecida pela Microsoft. Coordenado pela Gol Labs, o trabalho tem a intenção de melhorar a experiência do cliente por meio de automação de processos e geração de dados/insights.

A área criou uma ferramenta que será utilizada por todos os colaboradores e terceiros que tiverem acesso ao Microsoft Teams. Trata-se de um ‘chat bot’ que utiliza inteligência artificial generativa e linguagem natural para ‘conversar’ com o usuário e promover respostas mais precisas e inteligentes em um curto espaço de tempo.

Na fase inicial, os temas que poderão ser ‘pesquisados’ pelos usuários são ética, compliance e procedimentos gerais de atendimento em aeroportos. O usuário terá que digitar a dúvida e a inteligência artificial (IA) formulará a resposta baseada nos conteúdos que foram utilizados para ‘alimentar’ a sua base de conhecimento.

“O cliente precisa ir clicando nas opções para chegar à resposta desejada, mas futuramente integraremos a I.A generativa ao chat bot para ele fornecer respostas mais precisas, coerentes e personalizadas de acordo com o que o cliente pesquisou. A ferramenta também permitirá que o cliente faça seu autoatendimento conectado aos serviços disponíveis no canal”, explica Rodrigo Fernandes Garcia, diretor de Digital & Gol Labs.

Comentários em redes sociais

A tecnologia também será usada para análise de sentimentos e categorizações de comentários recebidos nas redes sociais da Gol e lojas de aplicativos (Play Store e Apple Store). Trata-se de um projeto em produção que consiste em utilizar a I.A generativa para ‘ler’ de maneira automatizada todos os comentários de clientes recebidos nos canais e classificar entre positivo, neutro e negativo.

É feita também uma categorização relacionada ao assunto do comentário e à qual grupo ele pertence (como aquisição, check-in, etc). Após esta etapa, é criado um dashboard com os dados consolidados para que os responsáveis possam atuar.

Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: CXdigitalEconomiaempresasGolinovaçãoInteligência ArtificialmarcasMicrosoftnegóciosonlineserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Modelo do Pix desafia controle financeiro dos EUA sobre o Brasil

de Redação 21 de julho de 2026

Em meio ao tarifaço dos EUA, Alckmin diz que exportações à Europa cresceram R$ 10 bi

de Redação 21 de julho de 2026

EUA impõem tarifas de 50% a certos produtos do Canadá por suposta discriminação comercial

de Redação 21 de julho de 2026

KFC inicia no Brasil transformação global que vai além da nova identidade visual

de Redação 21 de julho de 2026

M&C Capital | Série Vetores do Varejo: IA acelera 400% tráfego gerado para o varejo e redefine a jornada

de Daniela Bretthauer 21 de julho de 2026

Renda do trabalho substitui crédito e redesenha o varejo: 1º M&C Forecast mapeia o que esperar do 2º semestre

de Bruna Lencioni 21 de julho de 2026

Mundo dos games ganha espaço no varejo físico com pop-up da Ubisoft em shopping de SP

de Redação 21 de julho de 2026

Governo Lula começa a ouvir setores afetados pelo tarifaço dos EUA nesta semana

de Redação 20 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile