Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta Final do 6º Fórum Lide do Varejo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Anualmente, o Lide realiza seu Fórum de Varejo, sob coordenação do Lide Comércio.

O evento deste ano, no Hotel Sofitel Jequitimar no Guarujá, neste último fim de semana, reuniu perto de 300 líderes dos diversos setores do varejo, consumo e shopping centers do Brasil e, como é tradição, ao final, foi divulgada a Carta-Legado que consolida as discussões e aprendizados vindos das apresentações feitas.

Eis abaixo o que foi lido e apoiado por todos os participantes do evento.

 

Carta-Legado do 6º Fórum Lide do Varejo

O cenário que envolve os setores de Varejo, Consumo e Shopping Centers é cada vez mais desafiante.

O crescimento da competitividade, global e local, é inerente ao processo de trasferência de maior poder aos omniconsumidores-cidadãos criando desafios e oportunidades em todos os formatos, categorias, canais e negócios do mercado, precipitando migração de poder estratégico entre varejistas, fornecedores de produtos, serviços e soluções e os shopping centers.

Nesse macro-cenário, esses setores se defrontam com as transformações advindas da conjugação dos processos de globalização, digitalização e concentração de negócios, que exponenciam a competitivadade e internalizam no Brasil as transformações estruturais internacionais.

No cenário interno, o encerramento do ciclo recessivo reconfigura a realidade do mercado e do consumo, sinalizando um período de melhor desempenho de vendas, porém, sem que as transformações estruturais que o país demanda tenham sido obtidas.

O Brasil avançou no combate à corrupção, na modernização trabalhista, na limitação  dos gastos públicos, no equilíbro fiscal, porém, está ainda MUITO distante do que deveria nas áreas Tributária, Previdenciária, Burocrática, na Estrutura Política e na Modernização da Gestão das matérias públicas.

Além disso, o crédito às pessoas físicas, concentrado, caro e escasso é um entrave ao maior crescimento da economia pelo aumento do consumo das famílias.

A retomada do consumo é uma evidente melhoria que permitiria, de forma ambiciosa, quase inconsequente, estimar que possamos continuar crescendo nos próximos anos por conta de um cenário externo e interno mais positivo.

Mas estamos muito distantes da visão de um país moderno, competitivo globalmente, mais justo socialmente e com propostas estruturadas e estratégicas de longo prazo.

Não podemos nos deixar envolver por essa situação restrita e pontual, perdendo de vista o cenário de longo prazo e mais amplo.

Já nos iludimos muito na década de 70 com o Milagre Brasileiro ou nos anos 2000 quando do Boom mais recente da economia.

Não podemos nos deixar envolver novamente pela sensação de alívio com a recuperação momentânea do consumo e da economia, pois estamos nos distanciando de uma realidade vivida por economias mais maduras e modernas e nos limitando a sobreviver cada vez mais enclausurados em nossos microcosmos, cercados por pobreza, insegurança e, ainda, corrupção.

E perdendo jovens  talentos, desiludidos com essa realidade, para outros países e realidades.

Apesar de termos setores e negócios empresariais inovadores, ambiciosos em suas propostas, competitivos em âmbito global, líderes em seus segmentos, verdadeiros benchmarks globais, convivemos num cenário injusto, desigual, desestimulante de mais investimentos e empreededorismo, além  de asfixiado em sua capacidade empresarial por todos os fatores conhecidos.

E tudo isso ficou muito claro nas discussõs e debates que tivemos nesta oportunidade.

Quem tem juízo e visão deveria manter-se inconformado com o Brasil que temos e teremos nos próximos anos, caso o setor empresarial não esteja mobilizado para atuar decisivamente na necessária transformação.

No curto prazo, o período eleitoral é o momento certo e fundamental para que o setor empresarial, especialmente o de varejo e consumo, se engaje com as propostas que possam transformar, positiva e estruturalmente, o país.

Não vamos nos desmobilizar e nos conformarmos com as benesses da recuperação de curto prazo. Este é o mais importante alerta.

Estamos muito distantes do sonho possível.

O Brasil exige dos líderes empresariais do setores de varejo, consumo e shoppings center mais responsabilidade, visão, atitude e compromisso com o futuro e esta é a convocação que fazemos neste momento.

Vamos nos mobilizar e integrar esforços para transformar de forma estrutural e definitiva esta realidade.

Temos que acreditar, mas, acima de tudo, temos que agir de forma integrada e ambiciosa pois depende, fundamentalmente,  de nós.

Guarujá, 17 de Março de 2018

Postagem anterior

MundiPagg anuncia integração com Shopify e nova modalidade de checkout

Próxima Postagem

Walmart Brasil lança tabloide digital no Facebook

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Walmart Brasil lança tabloide digital no Facebook

Walmart Brasil lança tabloide digital no Facebook

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.