Representantes do setor do varejo de moda multimarca se uniram para criar uma associação com o objetivo de profissionalizar o setor e elevar as lojas físicas a um novo patamar de negócios. Dirigida pela superintendente Flavia Nascimento, advogada e especialista em fashion law, a Associação Brasileira de Lojistas Multimarca de Vestuário (Almvest) possui um conselho de lojistas de vários estados, o que reforça o compromisso de atender as demandas dos lojistas em nível nacional.
A sustentabilidade é um dos pilares da nova entidade. Com isso, as fundadoras querem evidenciar marcas comprometidas com o meio ambiente, a transparência e as boas práticas comerciais. Para estar na vanguarda da inovação e de ações sustentáveis, a associação incentivará a adoção de tecnologias ecoeficientes, fortalecerá a economia circular e promoverá a valorização da produção local.
Mas o maior desafio, segundo Ana Escrivão, presidente do conselho da Almvest, é a qualificação dos serviços para o varejo atual, moderno e tecnológico.
“Com o crescimento das vendas online, é premente que o empresário entenda esse novo momento do varejo para investir em omnichannel e fígital. Oferecer cursos de capacitação para empresários e equipes de vendas é parte do trabalho que pretendemos oferecer”, conta Ana.
Apoio aos associados
A associação já nasceu com mais de uma centena de associados, os quais englobam mais de 300 marcas em seu mix. “Entendemos que são marcas parceiras e a associação tem como propósito ser o elo de comunicação entre elas”, complementa Ana.
Para apoiar os associados, a Almvest oferece um amplo espectro de serviços, incluindo suporte jurídico, consultoria em gestão, acesso a linhas de crédito especiais e oportunidades de networking com fornecedores e parceiros estratégicos. A expectativa é “pavimentar o caminho para um futuro mais próspero e resiliente para todos os envolvidos no setor de vestuário”, destaca a entidade em comunicado à imprensa.
De acordo com a presidente do conselho, apesar de o setor varejista de lojas físicas e multimarcas possuir grande representatividade na economia nacional, nunca foi organizado. “O lojista multimarca, até então, foi solitário nas suas demandas e a Almvest surge para unir e fortalecer essa classe tão representativa quanto
negligenciada no cenário nacional”, diz.
Podem se associar pessoas jurídicas que tenham relações com o comércio de moda e sejam lojas físicas dos segmentos feminino, masculino, infantil, acessórios, fitness, lingerie e moda praia. Ana Escrivão explica que as demandas de uma multimarca de roupas nem sempre são as mesmas de uma multimarca de calçados, por exemplo. Por essa razão, a Almvest não atenderá franquias e lojas exclusivamente online, já que cada nicho tem especificidades próprias.
Imagem: Shutterstock