Será que enfim a vacina contra a covid-19 trouxe, o que até então era apenas expectativa, a tão esperada retomada do mercado?
Os últimos dados do varejo demonstram um cenário bastante animador.
O volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de janeiro para fevereiro de 2022 subiu 1,1%, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente a igual mês de 2021, a alta foi de 1,3%.
O dado foi bem acima do esperado. A expectativa, segundo consenso da Refinitiv, era de que as vendas no varejo subissem 0,1% frente janeiro, ainda que tivessem baixa de 1,1% na comparação anual.
Será que sua empresa está pronta para a retomada? Quais projetos saíram do papel nesses últimos anos?
Podemos dizer que as principais tendências nacionais e mundiais para o cenário de recuperação pós-pandemia foram resumidas nas seguintes iniciativas:
- Aquisições e parcerias para alavancar o crescimento econômico: quando falamos de varejo no Brasil, as joint ventures são muito relevantes.
- Foco no pilar social ESG (já explorado no artigo anterior): ponto que, para grande parte dos líderes brasileiros, é resultante das transformações provocadas pela pandemia.
- Transformação digital: tema mais abordado e acelerado pela pandemia
Essas tendências já foram muito abordadas nos últimos anos e sabemos que, dependendo da maturidade do negócio, o grau de dificuldade de tangibilizar esses projetos é mais alto. Com isso, podemos buscar opções mais imediatas e eficientes para expandir e se reinventar.
Uma das 4 estratégias citadas abaixo com certeza se enquadra melhor no negócio:
Penetração de mercado: Nesse cenário, a empresa, mantendo seus produtos existentes, se dedica a ganhar participação em um mercado também existente. Refere-se a vender mais produtos aos clientes atuais ou tentar tirá-los da concorrência. Essa estratégia deve ser realizada quando a empresa tem uma participação baixa (ou não chegou a uma liderança clara) ou quando o mercado está em franco crescimento. O marketing é peça-chave nesse processo.
Desenvolvimento de mercado: Consiste em vender um produto ou serviço existente em novos mercados. Exemplo: por meio da exportação, da utilização de novos canais de distribuição, da busca de novos usos para os produtos e serviços ou da penetração de novos segmentos. Normalmente, esta opção é utilizada quando a empresa já tem uma participação importante em seu mercado, mas ainda deseja expandir.
Desenvolvimento de produto: Um produto novo (ou funcionalidade nova de um mesmo produto) é apresentado a um mercado existente, para atingir uma participação superior nos mercados onde a empresa já tem presença ou já possui uma mercadoria saturada e concorrência acirrada.
Diversificação: Esta opção implica entrar com produtos novos em mercados novos para a empresa. Normalmente, as companhias se diversificam quando têm capital excedente e não têm opções de investimento em produtos e mercados relacionados ou quando têm más perspectivas sobre o futuro do setor no qual atualmente operam. Essa estratégia é mais arriscada e exige uma intensa pesquisa de mercado e entendimento do seu novo público consumidor.
Antes de definir qual iniciativa se encaixa melhor no seu negócio, é necessário desenvolver um plano estratégico e analisar minuciosamente o mercado para que, independentemente do caminho tomado, o resultado seja o mais assertivo possível.
Gustavo Vieira é líder de projetos da Gouvêa Consulting.
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