Quando um consumidor entra em um restaurante que costuma frequentar, ele não está ali para se alimentar. Ou, pelo menos, não apenas por causa disso. Ele busca um sabor familiar, um atendimento agradável, o conforto que sentiu da última vez em que esteve no mesmo lugar. Procura, enfim, consistência. E como equilibrar essa consistência, que muitas vezes tem a ver com tradição e cultura, com todas as inovações pelas quais o setor tem passado? Esse é um dos grandes desafios atuais do foodservice, alertou Michelle Korsmo, CEO da National Restaurant Association (NRA), durante a NRA Show 2025.
Michelle falou sobre a evolução da indústria de restaurantes na palestra que comandou na maior feira de foodservice das Américas, realizada em Chicago. “Um restaurante não é apenas sobre comida — é sobre algo muito maior. Cada vez que alguém faz um pedido, espera uma coisa: consistência — o mesmo sabor, o mesmo calor, o mesmo conforto da última vez. Não é apenas uma refeição, é uma promessa cumprida.”
Numa época em que o mundo muda muito rapidamente, essa promessa é, também, um grande desafio. Ao mesmo tempo em que bares e restaurantes adotam tecnologias e ferramentas que vão moldar o futuro dos negócios, eles precisam preservar as experiências, alerta ela.
Seis forças que estão moldando o consumo
Durante sua palestra na NRAS Show 2025, Michelle Korsmo citou uma pesquisa da Delloite que identificou seis forças macroeconômicas moldando o consumo. E mostrou como explorá-las sob a ótica dos restaurantes.
- Transformação radical do consumidor
“O consumidor atual é diverso e muito mais viajado e curioso. A forma como descobre marcas e toma decisões é mais segmentada e personalizada. Precisamos mudar nossa estratégia de marketing: de algo genérico para abordagens segmentadas.” - Avanço tecnológico sem precedentes
“A tecnologia está mudando tudo mais rápido do que nunca. A IA deixou de ser apenas pesquisa — agora ela executa tarefas. Isso afeta diretamente como os restaurantes operam. Até os pequenos operadores precisam melhorar suas operações digitais e de cozinha.” - Busca implacável por conveniência
“A pandemia acelerou o digital e a entrega. Hoje, os consumidores esperam acesso imediato à comida de qualidade. Precisamos criar múltiplos canais de pedido e entrega, usando inovações que ainda estão em fases iniciais.” - Complexidade operacional crescente
“Tudo isso — mudanças nos consumidores, avanço tecnológico e demanda por conveniência — está tornando a operação mais complexa.” - Economia dos restaurantes sob pressão
“Inflação, aumento dos custos trabalhistas e de insumos estão afetando o resultado [dos restaurantes]. E aumentar preços é um desafio, pois o consumidor muitas vezes culpa o restaurante, e não as políticas públicas.” - Ameaças ambientais”
Temos a responsabilidade de atuar de maneira sustentável. O desperdício e o consumo de energia estão nos níveis mais altos já registrados — e isso se tornará uma crise se não agirmos.”
Como reagir às mudanças?
A missão de preparar os restaurantes para o futuro, na visão de Michelle Korsmo, passa, mais do que nunca, pelo empoderamento das pessoas. “Precisamos capacitar uma força de trabalho para o futuro e adotar inovações para promover eficiência e crescimento.”
Um em cada dez americanos trabalha em um restaurante. São mais de 16 milhões de pessoas – número que deve aumentar para 17,5 milhões até 2030. Além disso, quase metade dos adultos americanos começou a carreira nesse setor. “Restaurantes não são apenas empregos — são espaços para aprender valores e lições de vida.” O desafio maior do setor nesse aspecto, segundo Michelle, está em atrair talentos.
A pesquisa “State of the Restaurant Industry 2025”, feita pela própria NRA, mostra que 60% dos trabalhadores de serviços de alimentação são de comunidades historicamente subatendidas. São pessoas que valorizam inclusão, desenvolvimento pessoal, flexibilidade e uso da tecnologia para melhorar a experiência de trabalho.
A própria NRA tem um programa, chamado “National ProStart Invitational”, que ensina gastronomia a imigrantes e sobreviventes de enchentes, por exemplo. A CEO convidou os visitantes da NRA Show 2025 a se envolverem em questões sociais e políticas — local, estadual e nacionalmente.
Ainda falando de futuro, ela destacou a importância da tecnologia para aumentar a eficiência dos negócios. Hoje, mais de 80% dos operadores de foodservice nos EUA consideram a tecnologia uma vantagem competitiva clara. Quando bem usada, ela melhora o atendimento, a eficiência e os lucros. Atualmente, é fundamental ter controle de inventário, cadeia de suprimentos estratégica e análise de dados para reduzir custos e aumentar a produtividade.
“O setor de restaurantes é resiliente, otimista e engenhoso. Vocês enfrentam e superam enormes desafios”, disse Michelle à multidão que acompanhava a palestra. “Vamos continuar compartilhando suas histórias, moldando políticas e preparando o futuro do setor. Porque, no fim das contas, o que torna um restaurante inesquecível é: pessoas capacitadas, tecnologia eficaz e uma cultura que inspira”, resumiu a executiva, ao fim da palestra na NRA Show 2025.
O que é a NRA Show?
A NRA Show é a maior feira de foodservice das Américas e é realizada há mais de 100 anos em Chicago. Em 2025, reúne cerca de 2.200 expositores, sendo 800 deles, estreantes. Além disso, mais de 550 expositores internacionais de mais de 45 países estão presentes.
O espaço da feira, de 700 mil pés quadrados, é uma das vitrines mais abrangentes do mundo em produtos e soluções para serviços alimentares. Nele, é possível encontrar desde equipamentos de cozinha e design de atendimento até plataformas com Inteligência Artificial (IA), ingredientes internacionais e alimentos e bebidas personalizáveis. A Mercado&Consumo faz uma cobertura completa.
Connection Foodservice Day Pós-NRA Show
Depois da jornada em Chicago, a bordo da delegação da Gouvêa Foodservice, a Mercado&Consumo vai realizar a 4ª edição do Connection Foodservice Day Pós-NRA. O evento terá correalização da própria Gouvêa Foodserve e da Gouvêa Experience, e contará com uma agenda repleta de conteúdo e insights captados, analisados e compilados por especialistas e jornalistas diretamente da NRA Show 2025. O Connection será realizado no dia 26 de maio, na Villa Vérico, em São Paulo.
Marcas como St.Marche, Kerry, La Guapa, Patties, M.Dias Branco, Coffee Lab, Chilli Beans, iFood e muito mais estarão presentes nos painéis do evento, proporcionando muito conteúdo de qualidade para os presentes, além de muito networking. Todas as informações sobre o Connection Foodservice Day podem ser obtidas neste link.
Imagem: Mercado&Consumo