A Microsoft Brasil lançou o curso FluêncIA para Pequenos e Médios Negócios, uma série de vídeos educativos produzidos por especialistas da empresa, com dicas práticas e acessíveis para otimizar o dia a dia das empresas. O objetivo do curso é ajudar pequenos empreendedores a compreender e aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios.
Dividido em dez episódios, o conteúdo está disponível permanentemente no canal oficial Microsoft AI Skills, no YouTube. Os vídeos abordam desde conceitos básicos de IA até a criação de prompts eficazes para obter melhores resultados com ferramentas de IA generativa.
O conteúdo é voltado tanto para iniciantes quanto para profissionais de diferentes níveis de experiência, ao redor do mundo. Por meio do canal, a Microsoft oferece tutoriais, insights de especialistas e dicas acessíveis para ajudar diversos públicos a ganhar confiança e alcançar melhores resultados com o uso da inteligência artificial.
No curso, Rande Rodrigues, Especialista Técnico, e Liliane Lima, Gerente de Canais da Microsoft Brasil, apresentam exemplos de como a IA generativa pode ser útil para PMEs — desde a automação de tarefas repetitivas e melhoria de processos internos até a criação de uma base de análise de dados para orientar a tomada de decisões.
Uma das técnicas destacadas no curso é a OCFE, sigla para “Objetivo”, “Contexto”, “Fonte” e “Expectativas”. Essa abordagem é essencial para a criação de prompts eficazes ao interagir com a inteligência artificial:
- Objetivo: refere-se ao que o usuário deseja obter como resposta da IA.
- Contexto: descreve a razão pela qual a informação é necessária, sua importância para o negócio e quem mais pode se beneficiar dela, como clientes ou parceiros.
- Fonte: indica onde a IA deve buscar as informações necessárias.
- Expectativas: detalha como o usuário espera que a IA responda, para que atenda plenamente às suas necessidades.
Imagem: Envato