Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Momentum – Hora de pensar grande e fora da caixa, Brasil

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de junho de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Businessman touch screen with global and people icon. Digital technology concept,Social media.

Businessman touch screen with global and people icon. Digital technology concept,Social media.

As notícias se sucedem e criam cenários que se multiplicam e são cada vez mais diversos. Tal qual um caleidoscópio onde a cada pequeno movimento temos uma composição de formas e cores. Nesse contexto apenas a certeza de que a mudança é única constante, como já pregava Heráclito de Éfeso.

Das poucas certezas que o cenário atual oferece, uma delas é que a teremos um processo lento e cauteloso de retomada da economia e do consumo e que não teremos, num horizonte de pelo menos uma década, nada parecido com o que vivemos no Brasil no período de 2004 a 2013. Não existem as condições estruturais necessárias para isso tanto interna como externamente.

Não existe mais bonus demográfico nem possibilidades de alavancagem significativa do consumo pelo aumento da massa salarial e o crédito no curto e médio prazo. Isso significa que crescimento de negócios e aumento de participação de mercado terão que ser feitos baseados na inovação e na busca de maior eficiência, produtividade e desempenho dos próprios negócios, crescendo mais que os concorrentes.

O mercado brasileiro não crescerá por si só e de forma significativa para permitir que todos cresçam muito e ao mesmo tempo como tivemos no passado.

Isso caracteriza o novo ciclo que estaremos vivendo à medida que nos afastamos da pior recessão econômica que já tivemos em nossa história.

Estamos lenta e gradativamente descolando a economia da vida política e partidária e isso parece ser outra componente importante deste novo ciclo que poderá ter nas próximas eleições, provavelmente em 2018, sua mais efetiva comprovação com uma profunda e radical substituição de políticos alinhados com o passado que precisamos enterrar.

Mas outro elemento importante desse novo ciclo deveria ser um olhar mais atento e ambicioso para os mercados internacionais, especialmente para as marcas, produtos e o próprio varejo brasileiro.

Fachada de loja da The Body Shop em Paris.
Fachada de loja da The Body Shop em Paris.

Como acaba de fazer a Natura com a aquisição da The Body Shop globalmente. Num só movimento a empresa incorpora uma rede global de mais de 3000 lojas presente em 66 países, uma marca reconhecida no mundo e também integra o know how de varejo e franquias que será cada vez mais importantes como a obrigatória visão omnicanal de sua atuação.

Junto com Aesop, anteriormente adquirida e mais sua expansão de lojas próprias em andamento no Brasil, a empresa faz um movimento estratégico memorável.

Interior de loja da marca australiana Aesop
Interior de loja da marca australiana Aesop

Sem minimizar em nada os desafios que existirão para integrar tudo isso em seu movimento de ampliação de canais e mercados, especialmente no varejo de lojas e o digital, é um movimento ousado e ambicioso em escala global. E que precisa ser reconhecido e reverenciado, tanto quanto foram os movimentos de Ambev quando começou seu processo de internacionalização e globalização que a levaram à liderança do mercado mundial de cervejas.

Síndrome de vira-lata

Bom momento para repensar a síndrome de vira-lata que assola muitas empresas e empresários brasileiros que se sentem limitados para assumir uma postura mais agressiva para pensar o mundo como seu mercado potencial.

Mas existem muitos exemplos interessantes de empresas que pensam de forma mais ambiciosa, medindo o tempo em décadas, plantando para o longo prazo e olhando o momento como um cenário onde deveria ser combinada a atenção local com o aprendizado da atuação internacional.

Particularmente no varejo, de forma ampla, Renner, Hering, Boticário, Havaianas-Alpargatas, Ofner, Casa do Pão de Queijo, Grupo Trigo (Spoleto), Giraffas, Chilli Beans e muitas outras, em operações próprias ou franqueadas, estão aprendendo, a duras penas, como é inevitável, como podem ser competitivas para além do Brasil.

De novo.  Sem minimizar nada, nem subestimar os desafios de um processo de internacionalização, temos neste novo ciclo que estamos vivendo no Brasil um cenário oportuno para esse repensar estratégico.

A combinação de um menor crescimento interno no Brasil por um período bastante longo com inevitável acirramento competitivo e pressão sobre a rentabilidade, com as possibilidades em alguns mercados externos, maiores ou menores, com oportunidades de expansão e crescimento, cria o ambiente propício para esse repensar. 

No início desse novo ciclo que estamos agora vivendo é mais do que oportuno que, estrategicamente, seja olhado o cenário internacional como um caminho alternativo para incorporar know how, mercados e competências para que as empresas vivam uma real transformação estrutural tendo o Mundo como oportunidade.

Até porque nenhum mercado oferece qualquer proteção para quem quer que seja. Se quisermos ser competitivos de fato e no longo prazo, vamos abrir os olhos e sair da caixa Brasil.  

 

NOTA. No Latam Retail Show, que acontece de 29 a 31 de Agosto, no Expo Center Norte em São Paulo, especial atenção será dedicada aos temas que envolvem um projeto exportador de varejo para o Brasil pela dimensão da sua transformação estratégica e representatividade econômica, com palestras, debates e cases para atualização das empresas e dos profissionais e executivos que atuam na área.

Postagem anterior

Wal-Mart vai comprar varejista on-line de moda masculina Bonobos

Próxima Postagem

Expectativas de crescimento e inflação caem, indica pesquisa Focus do Banco Central

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Expectativas de crescimento e inflação caem, indica pesquisa Focus do Banco Central

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.