Cerca de 85% das pessoas consideram a pauta ambiental como um tema de grande relevância, destacando a questão ambiental como a mais essencial, de acordo com o relatório ESG realizado pelo Grupo Boticário com a participação de 3 mil pessoas. A pesquisa relata as conquistas alcançadas em termos de desempenho social, ambiental, governança e inovação ao longo do período.
A companhia também apresenta dados da pesquisa “Dossiê ESG”, encomendada ao Instituto Locomotiva, demonstrando que, embora a temática seja destaque nas organizações, a maioria dos brasileiros que participaram da pesquisa ainda considera o tema como inédito.
Segundo dados do levantamento, cerca de 66% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre ESG. No entanto, quando o conceito de ESG é apresentado a eles, o cenário muda, com 85% considerando a questão ambiental como a mais importante, enquanto 45% acreditam que a diversidade seja o aspecto mais relevante e 39% consideram o impacto social como prioritário.
Os avanços no ESG
De acordo com o relatório, o Grupo Boticário atingiu 97% de energia renovável em sua operação direta e reduziu a taxa de tratamento de resíduos da cadeia de 32% para 27%. Esses avanços foram alcançados por meio de reestruturação de processos, adoção de produtos sustentáveis, inovação logística e comunicação transparente com os consumidores.
Em 2022, a companhia se destacou por suas ações de impacto social positivo. A empresa atingiu 25% de lideranças negras e tem como meta alcançar 50% de mulheres na diretoria até 2025. Além disso, 73% dos produtos desenvolvidos foram voltados para a diversidade. O programa Empreendedoras da Beleza empodera mulheres vulneráveis por meio do empreendedorismo, e o Instituto Grupo Boticário já transformou mais de 74 mil vidas desde 2020.
O grupo adota uma alta governança por meio do Comitê ESG, que monitora a estratégia e reporta ao Conselho Consultivo. A integração dos aspectos ESG no modelo de negócio é transversal, garantindo análises éticas e com gestão de riscos. Além disso, a companhia está se preparando para aderir à SBTi, uma iniciativa global que define metas climáticas baseadas em dados científicos, contando com a participação de mais de mil empresas.
Imagem: Divulgação