A Vivo e a Auren anunciam o início da operação da GUD Energia, joint venture (JV) criada para capturar as oportunidades geradas pela abertura do mercado livre. Com foco na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil, a nova empresa irá atuar de forma consultiva, com oferta de produtos e serviços para simplificar a forma de contratar energia. Ao menos inicialmente, a companhia vai oferecer até 30% de desconto na conta de energia.
“Nossa estratégia inicial é endereçar o segmento de clientes que estão no grupo A de tensão, como comércios, serviços e indústrias, mas vamos nos preparar para, no futuro, atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro. A GUD Energia nasce grande, fruto da união de duas empresas que são referência em seus mercados. Com esse DNA, temos a ambição de liderar o mercado em nosso segmento de atuação”, afirma Fabio Balladi, diretor-geral da GUD Energia.
O início da operação apresenta também a nova marca GUD, criada em conjunto com a Design Bridge and Partners, agência de branding do Grupo WPP. O nome é inspirado na fonética da palavra “good”, em inglês, reinterpretada a partir da característica fundamental do negócio da empresa: a comercialização, de forma descomplicada, de soluções customizadas de energia renovável. Do mesmo modo, a identidade visual traz formas fluidas, orgânicas e limpas, em alusão à energia renovável.
Escolha do fornecedor de energia elétrica
Desde 1º janeiro de 2024, mais de 72 mil novos consumidores, entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, segundo estudo feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), passaram a poder escolher o seu fornecedor e ter maior flexibilidade na contratação do insumo. Como resultado, atualmente, o mercado livre está disponível para consumidores conectados à alta tensão, com qualquer valor de demanda contratada. O novo modelo é implementado de forma gradativa no País desde 1995.
A decisão de criar a joint venture foi anunciada por Vivo e Auren em dezembro passado, de olho na progressão da abertura do mercado livre de energia. Em 6 meses, a empresa concebeu produto, oferta, canais de vendas e estrutura comercial para atuar no mercado de forma consistente.
Quem são as empresas que formam o consórcio
A GUD Energia reúne a experiência de duas das maiores marcas em seus segmentos: a Auren, líder em comercialização de energia no Brasil e referência em geração de energia renovável, e a Vivo, líder do mercado brasileiro de telecomunicações, com 113 milhões de acessos e uma plataforma digital, que, cada vez mais, atua em uma gama de ecossistemas nos segmentos B2C e B2B.
Imagem: Shutterstock