De olho em expandir sua capacidade de armazenagem, a Petlove, um dos principais ecossistemas pet do País, investiu mais de R$ 50 milhões na abertura de um novo Centro de Distribuição. O projeto foi dividido em duas fases, e nesse primeiro momento visa ampliar em quase 2,5 vezes a estocagem atual, atingindo os 7 milhões de itens. Até 2023, com a 2º fase completa, serão 9 milhões de produtos, e com possibilidade para uma expansão futura.
O empreendimento fica no município de Itapeva, em Minas Gerais, e o prédio tem uma área de 47 mil m². A escolha pela região foi estratégica, uma vez que está em uma localização central e permite proximidade com o cliente e agilidade no prazo de entrega para região Sudeste, que representa 65% das vendas do e-commerce. Outra vantagem do local é a redução de custos logísticos, incluindo impostos.
O novo espaço substitui o antigo Centro de Distribuição da marca na cidade mineira, e agora será exclusivo para atender à holding. O local ainda conta com áreas dedicadas ao lazer dos colaboradores, incluindo churrasqueira, quadra de futebol, salão de jogos, salão de beleza e outras coisas. A expectativa da Petlove é de que, no médio prazo, o novo centro gere aproximadamente 150 novos empregos na região.
“O novo Centro de Distribuição exclusivo da Petlove em Itapeva/MG está em sintonia com o novo propósito da empresa, transformar o mundo em um lugar onde todos os pets sejam mais felizes e saudáveis”, destacou Talita Lacerda, CEO da companhia. A executiva ainda revelou que o empreendimento recebeu investimento de R$ 30 milhões na parte de automação intralogística e a outra metade para a construção do espaço.
Em questão de sustentabilidade, o local segue uma cartilha de preceitos e possui certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional que incentiva projetos focados em diversas iniciativas ambientais. O projeto da Petlove conta com sistemas que reduzem consumo de energia elétrica e água. Há também a presença de medidores de emissão de gás carbônico para monitorar qualidade do ar interno e gestão dos resíduos para garantir a destinação correta.
Além do novo investimento, a Petlove já possui outros três grandes Centros de Distribuição localizados em Itajaí, em Santa Catarina, Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e Hidrolândia, em Goiás, que atendem às regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Já para as grandes capitais, visando otimizar tempo de entrega, são utilizados dark stores em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
Imagem: Divulgação