Empresas e entidades relatam diversos problemas após um apagão cibernético

O apagão cibernético atingiu serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) informou nesta sexta-feira, 19, que algumas concessionárias do setor elétrico relataram problemas em seus sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor. A entidade cita como exemplo call centers e aplicativos. Os despacho de equipes de campo também foram afetados e estão sendo atendidos, alternativamente, via rádio.

Em nota, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que não houve impacto em seus sistemas computacionais, bases de dados e plataformas de atendimento ao consumidor.

“A atividades continuam operando normalmente. Também não houve impactos no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, com isso, não há intercorrências na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, disse a Aneel em nota.

O apagão cibernético atingiu serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. A interrupção nos serviços foi atribuída a uma atualização nos sistemas da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, com impacto na Microsoft.

Cemig 

A Cemig informou na manhã desta sexta-feira, 19, que o apagão cibernético que interferiu na prestação de serviços em todo o mundo afetou a estabilidade dos canais de atendimento da empresa, especificamente o Cemig Atende Portal (Agência Virtual) e o Aplicativo Cemig.

A companhia afirmou que está trabalhando com todas as equipes técnicas mobilizadas para regularização o mais breve possível. Enquanto isso, orienta os clientes a direcionar as demandas nos demais canais oficiais da Cemig, “que estão preparados para receber todas as solicitações”, reforçou em nota.

A empresa, que tem mais de 9 milhões de consumidores em Minas Gerais, relatou ainda que suas operações de campo não foram afetadas.

Abear

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que a instabilidade apresentada pelo sistema global de segurança cibernética não afeta a operação das companhias associadas no Brasil nesta sexta-feira, 19. A operação segue regularmente, segundo a entidade.

O pronunciamento da Abear reforça informações já divulgadas por companhias aéreas associadas, pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Anac e o ministério afirmaram que o sistema aéreo brasileiro funciona normalmente, mas seguem monitorando eventuais impactos, incluindo atrasos.

Enquanto Gol e Latam disseram não terem sido impactadas pelo incidente, a Azul, que não é associada à Abear, informou que voos podem sofrer atrasos em função do apagão.

Dasa

A Dasa afirmou, por meio de comunicado, que o atendimento a clientes “não foi afetado e continua sendo realizado normalmente. Nossa equipe segue monitorando a situação e atuando prontamente, se necessário.” Várias empresas de saúde foram afetadas na manhã desta sexta-feira, 19, em função do apagão tecnológico global.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

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