Por Lyana Bittencourt*
O franchising vem se desenvolvendo no Brasil em todos os segmentos. Durante muito tempo, as empresas de alimentação predominavam no ranking dos negócios de franquias. Aos poucos, outros negócios começaram a enxergar no franchising a oportunidade para um crescimento estruturado, com regras e padrões definidos, o que permitiu a eles ampliarem sua atuação ocupando novos mercados.
Leia também:
– Credenciamento grátis para expo: vantagens ao participante LATAM Retail Show
– Especialista em tecnologia da informação palestra no LATAM Retail Show
As vantagens desta modalidade de negócio já são bem conhecidas entre os empresários brasileiros. Já não cabe mais o entendimento, que, por muito tempo, vigorou no mercado, de que o franchising é apenas para pequenos negócios de alimentação. Se ainda existirem dúvidas, os exemplos de negócios promissores estão aí, às centenas e milhares, aos olhos de quem quiser ver.
O franchising se aplica a qualquer tipo de negócio, desde que, antes de se iniciar o processo de expansão, seja comprovado tecnicamente que a franquia vai gerar resultados para o franqueado e para a franqueadora, e que ambos reúnem as condições que viabilizam a aplicação do sistema de franquias para o desenvolvimento de uma rede saudável e do bem.
Um setor que tem se beneficiado muito com a utilização da modalidade franchising é o de negócios de serviços. Muitas redes de franquias nesta área cresceram exponencialmente – algumas delas foram comercializadas no mercado por valores jamais imaginados por seus proprietários.
Negócios de lavanderias, escolas de idiomas, ensino profissionalizante, limpeza e conservação, imobiliário, hotelaria, entre muitos outros, foram para o franchising e se deram muito bem. Muitos começaram pequenos e regionalmente. Hoje, estão presentes em quase todos os municípios brasileiros, com uma marca forte e consolidada na mente do consumidor, o que se atribui à força de um sistema de franquias bem estruturado.
Ainda no segmento de serviços, tivemos um movimento muito positivo nos últimos cinco anos com a estruturação de pequenos negócios. São empresas em setores que até então atuavam de forma não estruturada, alguns até na informalidade. Hoje, eles atuam com um modelo de negócio estruturado, com marca, processos e pessoas capacitadas para a venda e a operação do negócio.
As microfranquias são um grande exemplo deste movimento. Elas se estruturaram em torno de serviços como trabalho doméstico, cuidado de idosos, jardinagem, limpeza de piscinas, serviços de manutenção em elétrica, hidráulica e reforço escolar.
Uma vantagem das franquias de serviços é que o franqueado entra com o investimento inicial e sua força de trabalho, sem necessidade de compra de estoque, como existe nas franquias de varejo. Na maioria dos modelos, também não há a obrigatoriedade de um ponto comercial em shopping, por exemplo.
Esses itens elevam muito a necessidade de capital de um empreendedor que deseja entrar no franchising e realizar o sonho do negócio próprio. Portanto, as franquias de serviços abrem a possibilidade de empreender para quem tem menos dinheiro para investir. Com essas facilidades, e com tantos setores se abrindo para o franchising, a expectativa é de que esta modalidade cresça ainda mais nos negócios de serviços.
*Lyana Bittencourt (lyana@bcef.com.br) é sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.