A jornada das empresas para cumprirem a Agenda 2030 da ONU

A velocidade que deverá ser imposta até lá é cada vez maior

A jornada das empresas para cumprirem a Agenda 2030 da ONU, a velocidade que deverá ser imposta até lá é cada vez maior

A Agenda 2030 da ONU, é um documento que foi desenvolvido em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propôs e compilou um documento com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, direcionados a todas as nações do mundo visando o desenvolvimento sustentável.

Os objetivos são nobres, porém, extremamente desafiadores para o mundo corporativo. Desafios estes que vão desde a falta de conhecimento e assimilação destes objetivos até a incorporação deles no planejamento estratégico das corporações, com definição de projetos claros para que façam a sua parte no meio e na comunidade do qual estão inseridos. E, posteriormente, estender essa atuação para outras regiões, onde possam dar o exemplo e o testemunho de que cada um, dentro de suas possibilidades, pode fazer algo.

Se analisarmos os 17 objetivos, não é difícil imaginar que as empresas têm condições de alguma forma de contribuir para a realização dessa Agenda:

A ONU reforça em texto publicado no seu site no Brasil:

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à nação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todas os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.”

A ONU foi além dos objetivos quando definiu as metas para se atingir esses objetivos. Coragem, boa vontade e uma dose de consciência do que queremos para o futuro da humanidade são elementos que vão movimentar essa engrenagem, o pouco que cada uma fizer, vai gerar grandeza de resultados no mundo.

O tempo está passando e esse movimento precisa ser acelerado, e fazemos aqui um chamado para pensarmos como vamos chegar em 2030 e qual foi a nossa parcela de contribuição como empresários e cidadãos brasileiros para superar a fome, a pobreza e as crises ambientais e climáticas, distribuindo a riqueza e fazendo do mundo um lugar melhor para se viver.

Nota: O protagonismo das empresas na evolução da sociedade será um dos temas em um painel dentro do BConnected, que ocorre nos dias 4 e 5 de outubro, no Teatro Santander.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile