Sempre que alguém lembra do ex-presidente Juscelino Kubitschek, os tais “50 anos em 5”, então plano desenvolvimentista do político, já nos vem à mente. Mas e hoje? Com o rápido avanço da tecnologia, muitas vezes, vemos até “50 anos em meses”. E se forças maiores, como a pandemia, atuam na sociedade, essa evolução é ainda mais impactante e mais rápida.
Caito Maia, fundador da Chilli Beans, rede brasileira de óculos e assessórios, acredita que a pandemia acabou ensinando mais do que muita faculdade. “Foi muito desafiador. Imagina, do dia para noite, todas as lojas fechadas, sem saber o que fazer. Achei que perderíamos tudo que construímos. Reuni o time, fizemos um plano, agimos e, hoje, somos uma empresa melhor do que éramos antes”, afirmou o executivo em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo.
Caito é um dos painelistas confirmados no Latam Retail Show, principal evento de varejo B2B da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A M&C é media partner e fará uma cobertura especial do evento.
E se o momento atual segue sendo desafiador, pensando principalmente na competitividade cada vez maior, estar em constante movimento é fundamental para se manter vivo e competitivo. E com um detalhe: foco 100% no cliente.
“O consumidor está no centro de tudo que fazemos. Temos um relacionamento estreito com os clientes, uma base sólida de 1 milhão de pessoas que chamamos de Chilli Lovers, ações de CRM, ativações e sempre escutamos as pessoas para lançar novos produtos, coleções e temas. Chegamos até aqui com o carinho e o respeito dos nossos clientes queridos”, revelou Caito.
Novos produtos, novas experiências
Com esse olhar direto ao consumidor, a Chilli Beans é reconhecida por seus inúmeros lançamentos anuais. A empresa acredita que é preciso continuar relevante para manter o crescimento. E a ideia aqui é conversar e fazer com que diferentes públicos se aproximem e sejam leais à marca.
“Tudo que que fazemos aqui é baseado nos nossos pilares: moda, música, arte, geek e esporte e assim desenvolvemos produtos para diversos perfis de consumidor. São 44 coleções temáticas durante o ano. Tem novidade toda semana nas lojas Chilli Beans”, contou Caito.
“O que gostamos de fazer é construir histórias com nossos produtos. E, por isso, o consumidor se envolve de corpo e alma. São dezenas de temas todo ano, como Harry Potter, NBA, Reebok, Alok e muito mais. Além disso, nossas lojas e quiosques tem uma experiência totalmente diferentes das lojas tradicionais”, revelou o executivo, mostrando a importância que a marca dá à experiência do cliente.
IA e o futuro
Nessa pegada de foco no cliente e na experiência do consumidor seguindo de perto as inovações tecnológicas a Chilli Beans tem na Inteligência Artificial uma aliada. “A IA é uma fermenta fantástica e está aí para todo usarem. Pessoas e empresas. Aqui somos entusiastas e já usamos no dia a dia. Fomos a primeira empresa brasileira a lançar, no ano passado, uma campanha institucional com imagens e textos gerados por Inteligência Artificial. Usamos também em ferramentas operacionais, como montagem de pedidos e muitas outras”, afirmou o Caito.
E seguindo essa linha de adequação ao momento rápido, tecnológico e de foco total no consumidor, o fundador da Chilli Beans acredita que a marca tem tudo para alcançar voos ainda mais altos. “Pode estar nos próximos anos como umas das primeiras marcas brasileiras consolidadas globalmente. Já estamos em 20 países com 50 lojas e temos um plano de expansão internacional robusto. Queremos espalhar essa pimenta 100% brasileira pelo mundo todo”, finalizou Caito Maia.
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