A Danone Brasil lançou a segunda edição do programa Raízes, voltado para a aceleração de carreiras de pessoas pretas e pardas. O objetivo da empresa é aumentar a presença dessas pessoas em cargos de liderança para mais de 30% até 2030. O programa, que nesta edição terá 50% de participação feminina e expandirá para cargos plenos e juniores, busca desenvolver 22 colaboradores da Danone, dobrando o número de participantes em relação a 2023.
O programa Raízes foi desenvolvido em parceria com o Movimento Pela Equidade Racial (Mover) e a consultoria Tree Diversidade. Ele inclui módulos de desenvolvimento profissional e pessoal, abordando temas como ancestralidade, gestão de projetos, marketing pessoal, influência e negociação, além de atividades voltadas ao conhecimento do negócio e uma trilha de letramento racial. Essas ações estão conectadas às iniciativas do Grupo de Afinidade Racial da Danone, “Além da Pele”.
“Ser membro do Mover é firmar um compromisso estratégico com a pauta da equidade racial para além do discurso, solidificado em ações efetivas. O Programa Raízes é um exemplo disso. Ver uma sala repleta de futuras lideranças negras tendo acesso a conteúdo de alto nível causa impacto na vida das pessoas e potencializa o futuro da Danone”, afirma Fernando Soares, gerente de Projetos do Mover.
A Danone Brasil, que tem 37% de sua força de trabalho composta por pessoas negras (pretas e pardas) e 17% dessas em cargos de gerência e direção, busca, com o programa Raízes, fortalecer seu modelo de inclusão e promover uma cultura cada vez mais inclusiva dentro da empresa.
“No primeiro ciclo, testemunhamos histórias inspiradoras de superação e crescimento que nos tocaram profundamente. Esses relatos nos mostraram o poder de um apoio genuíno e contínuo. Para esta nova edição, nos dedicamos a criar um programa ainda mais robusto e acolhedor. Nosso compromisso é seguir construindo um legado de inclusão e oportunidade, acreditando no potencial extraordinário de cada pessoa participante”. disse Luanny Faustino, sócia da Tree Diversidade.
Imagem: Shutterstock