Grupo Zema abre primeira loja de serviços financeiros

O Grupo Zema inaugurou a primeira loja de serviços financeiros da companhia, como parte da estratégia de ir além dos empréstimos concedidos dentro da rede de varejo tradicional do grupo. A unidade está localizada em Araxá, Minas Gerais, no mesmo município onde a companhia surgiu, há quase 100 anos.

Maria Virgínia Gomes Moreira, diretora comercial da Zema Financeira, afirma que a loja nasceu com vocação para gerar “cidadania financeira”, oferecendo soluções de crédito aos seus clientes e, sobretudo, atendendo às suas necessidades específicas.

“O grupo tem a proximidade com o cliente como um dos seus grandes diferenciais. A ideia é ampliarmos nossos canais de serviços financeiros e estabelecer um relacionamento mais estreito com o consumidor, tanto dentro quanto fora das Lojas Zema Eletro. É uma experiência, um teste para desenvolvermos possivelmente outros canais, como o atendimento mobile, buscando, cada vez mais, ser uma empresa multicanal”, explicou a executiva.

A Zema Financeira foi criada em 2015, a partir da aquisição da Múltipla Financeira. O objetivo da transação foi possibilitar que todas as operações de empréstimo pessoal e financiamento realizadas nas lojas do grupo fossem conduzidas internamente, sem intermediários. “Cerca de 63% das vendas são financiadas. Por isso, para facilitar ainda mais a concessão de crédito aos seus clientes, a empresa criou a financeira”, esclareceu Maria Virgínia.

Como a rede de varejo atua em municípios pequenos, com até 100 mil habitantes, as análises de crédito são personalizadas e sempre buscam trazer facilidades, em todas as solicitações. A proximidade com os consumidores e o atendimento regionalizado permitem que o índice de inadimplência seja muito baixo. Em 2017, esse número não chegou a 5%, percentual bem abaixo da média de mercado.

Com o lançamento da primeira loja de soluções financeiras, o grupo irá testar o volume e a viabilidade do modelo de negócio, bem como avaliar a possibilidade de abertura de novas unidades em locais que não contam com a presença da marca ou em cidades que comportem o serviço fora das Lojas Zema Eletro. A expectativa é que com a abertura de novos pontos, em dois anos, a empresa dobre o volume de financiamentos, empréstimos pessoais e a carteira de Crédito Consignado.

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile