De acordo com uma nova pesquisa da A.T. Kearney, os consumidores com idades entre 14 e 24 anos, preferem esmagadoramente fazer compras nas lojas, principalmente por razões de saúde mental. 81% dos entrevistados da Geração Z disseram que preferem comprar nas lojas e 73% disseram que gostam de descobrir novos produtos.
As lojas físicas permitem um novo tipo de “terapia de varejo”, com 58% do grupo dizendo que navegar nas prateleiras e gôndolas de roupas lhes permite desconectar das mídias sociais e do mundo digital.
“Acho que uma das coisas que a pesquisa nos mostra é que, apesar de ser a primeira geração completa de nativos digitais, a Geração Z está olhando para o varejo físico como uma maneira de ‘desconectar’ do estresse das mídias sociais ao mesmo tempo em que se aproxima emocionalmente dos influenciadores e celebridades on-line que eles seguem”, disse Nora Kleinewillinghoefer, diretora da AT Kearney.
A pesquisa, realizada com 1.500 consumidores de quatro gerações, também descobriu que como a Geração Z está particularmente estressada, o grupo tende a comprar produtos nas categorias de saúde e bem-estar mais do que as outras gerações.
46% dos entrevistados da da Geração Z disseram que estavam preocupados com sua saúde e bem-estar mental, em comparação com 38% dos millennials. Quase um quarto, ou cerca de 23% das pessoas da Geração Z disseram estar estressadas ou sobrecarregadas com as notícias, e 22% relataram estar estressadas ou sobrecarregadas pelas mídias sociais.
Mas, embora a Geração Z se preocupe em ser social e ambientalmente consciente, eles não estão dispostos a pagar mais por esses produtos. Mais da metade disse que está procurando produtos ambientalmente sustentáveis, mas apenas 38% disseram estar dispostos a pagar um valor mais alto por eles.
Segundo os dados, os varejistas também devem estar mais atentos às experiências de atendimento ao cliente, tanto nas lojas quanto no online. 22% dos compradores da Geração Z afirmaram que uma experiência de compra online ruim fez com desistissem de comprar de três a cinco vezes no ano passado. Em uma loja física, a taxa sobe para 24%. Em comparação, 15% dos millennials interromperam uma compra online e 21% desistiram de uma compra em loja física três a cinco vezes no ano passado por conta de uma péssima experiência.
Com informações do site CNBC
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