Para Márcio Atalla, ficar sentado é o ‘novo cigarro’ deste século

O sedentarismo é um dos grandes “inimigos” do estilo de vida saudável dos tempos atuais, afirma Marcio Atalla, sócio-diretor de Clínica BemStar. No último dia do Global Retail Show 2020, ele falou sobre estilo de vida saudável sob diversos aspectos, como alimentação, atividades físicas, sono e saúde emocional.

“O ‘novo cigarro’ deste século é o ficar sentado. O sedentarismo é responsável por 9% de todas as mortes no mundo. A gente precisa colocar o nosso corpo em movimento”, disse. Atalla recomendou que as pessoas durmam bem, tentem acordar sempre no mesmo horário e evitem hábitos que podem atrapalhar o sono, como ficar ligado em telas perto da hora de dormir.

Mais fibras e mais água

Sobre alimentação, Atalla ressaltou que não existem alimentos “venenosos”, e que o importante é como você administra seus hábitos. Falou sobre a importância de comer fibras, de não exagerar no consumo de sal, açúcar e gorduras e de se hidratar. E exaltou os alimentos naturais: “Desembrulhe menos, descasque mais.”

Ele também lembrou que não só o aspecto físico, mas também o emocional, é fundamental para uma vida saudável. “Pense bastante nas suas emoções. Como você reage nas situações de estresse, como você fica quando tem algum desentendimento, como você encara a questão do perdão e do autoperdão […] Invista nas relações e nas emoções.”

* Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile