A Associação Brasileira de Supermercado (Abras) acaba de lançar um guia ESG para o setor supermercadista brasileiro. Desenvolvido em parceria com a KPMG, o documento é fruto de uma extensa pesquisa feita sobre o nível de engajamento do setor com as ações envolvendo a temática e traça dez objetivos para orientar os supermercadistas na evolução de seus indicadores.
“Queremos uniformizar as informações entre as empresas e orientar melhorias sobre o seu desempenho na área ESG. Diferente de outros setores, estamos muito próximos do dia a dia dos consumidores que atendemos e geramos impacto social positivo nas comunidades onde atuamos, e o guia vem para ajudar a aprimorar isso”, afirma João Galassi, presidente da Abras.
Objetivos do guia
Na categoria social, os objetivos são modernização do sistema de prazo de validade e adoção do best before; venda social e doação de alimentos a grupos populacionais vulneráveis e geração de emprego, 1º emprego e renda.
Já em governança, os resultados esperados são adoção das melhores práticas de governança familiar e corporativa; e diversidade de gênero, raça, religião, etária e deficiências.