Uma loja futurista e interativa, que une experiências físicas e digitais, é um dos destaques da 9ª edição do Latam Retail Show, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. A Shop AI Cacau Show Lab – Powered by Gouvêa Ecosystem explora o que há de mais avançado no varejo por meio da fusão entre tecnologia, inovação e experiência de consumo.
“O Shop AI Cacau Show Lab é um ponto de convergência entre o que há de mais moderno em tecnologia e o futuro das experiências de consumo. É uma oportunidade de entender como a tecnologia pode transformar profundamente a experiência de compra, unindo o melhor do digital e do físico em um ambiente moderno. Nosso objetivo é oferecer uma jornada imersiva, onde as soluções apresentadas, como Inteligência Artificial, machine learning e omnichannel, destacam o futuro do varejo. Estamos mostrando, na prática, como essas inovações podem melhorar a eficiência operacional, aumentar a personalização e, acima de tudo, criar uma experiência de consumo mais fluida e encantadora”, ressalta o líder do projeto, Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Como funciona a Shop AI Cacau Show Lab
Logo na entrada, os visitantes têm uma prévia do futuro com a plataforma Comerzzia, da Seidor, que integra operações físicas e digitais, conectando os canais de venda e oferecendo soluções que vão do e-commerce ao CRM. A partir dela, o visitante pode vivenciar uma experiência fluida e omnichannel, em que o mundo online e físico se encontram.
Ao longo do percurso, tecnologias como o FastPDV, sistema de pós-venda ágil, e o Orion (Seidor), uma Inteligência Artificial que automatiza processos e personaliza o atendimento ao cliente, trazem uma visão clara de como a experiência de compra pode ser melhorada com eficiência.
A Expo Telecom, provedora de soluções de internet e redes, é a responsável por garantir a infraestrutura completa de conectividade no Shop AI, permitindo que todas as tecnologias inovadoras possam operar com eficiência durante o evento.
A Sellbie é uma tecnologia que combina Inteligência de Dados, CRM e IA para aumentar o fluxo nas lojas, ampliando a conversão, frequência e ticket médio. Com recursos avançados, como a propensão de compra por IA, a Sellbie leva mais clientes às lojas e define os produtos com maior chance de venda para cada cliente, considerando o estoque, hábitos de compra e navegação.
Além disso, um robô cria automaticamente as melhores campanhas, selecionando os canais mais assertivos, segmentando a base e redigindo mensagens atraentes conforme o manual e tom de voz da marca. A tecnologia também sugere o momento ideal para enviar essas mensagens, com produtos adequados para cada cliente, e oferece sugestões de campanhas personalizadas para cada franquia, dando voz aos franqueados para impactar suas realidades locais.
Inteligência Artificial a serviço da experiência
A Inteligência Artificial é protagonista em várias frentes dentro do Shop AI Cacau Show Lab. A solução da Before usa câmeras inteligentes para analisar o fluxo de consumidores, segmentando dados por gênero, idade e até humor. Essas informações são transformadas em insights detalhados, auxiliando na otimização de vendas e na criação de uma experiência personalizada.
Outro exemplo de como a IA pode influenciar o varejo está no totem de pesquisa da Solvis, que permite que os consumidores forneçam feedback por áudio ou texto. A ferramenta processa esses dados para gerar insights valiosos sobre produtos, serviços e o ponto de venda, aprimorando continuamente a oferta ao cliente.
Inovação visual e interatividade
Já a The Led leva painéis de LED interativos para ativações de marca e autoatendimento. Com soluções touchscreen e menus digitais, os consumidores têm uma experiência dinâmica e envolvente, enquanto a marca aumenta sua visibilidade de maneira moderna e atrativa.
O projeto do Shop AI Cacau Show Lab também conta com o design criativo e futurista do Estúdio Jacarandá, que adapta o conceito da Cacau Show para um ambiente de varejo físico com integração digital. Além disso, a Mão Colorida é responsável pelo mobiliário sustentável e comunicação visual, criando um espaço acolhedor e visualmente impactante para os consumidores.
Imagens: Divulgação