A varejista de moda sueca H&M vai abrir suas primeiras lojas em território brasileiro no segundo semestre de 2025. O anúncio foi feito na Fashion Retail Arena, organizada pela Gouvêa Fashion Business durante o Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, em São Paulo. A entrada deve ser pelas principais cidades do Sudeste e o objetivo é aumentar a presença em todo o País ao longo do tempo.
As duas primeiras lojas já estão definidas e com contratos assinados. “Temos um mapeamento estratégico e bem estudado de expansão. O ritmo vai depender dos resultados. Se tudo sair como o esperado, em menos de dois anos devemos chegar em todas as regiões do País”, disse a CFO da empresa no Brasil, Maria Fernanda de Luca.
O mercado brasileiro vem sendo estudado pela marca há anos e os planos iniciais para o País haviam sido anunciados em 2023. A ideia é que a história da H&M aqui seja diferente daquela traçada por outras marcas de moda que vieram para o Brasil e acabaram saindo pouco tempo depois.
“Respeitamos a complexidade do Brasil e não estamos vindo para cá para nos aventurar. Estudamos o mercado da América Latina há dez anos”, disse Augusto Krambeck, responsável pela área de Recursos Humanos da empresa no País.
Há cerca de dois anos a marca já tem executivos atuando por aqui. Nesse período, realizou uma série de estudos aprofundados sobre a concorrência em todas as regiões do Brasil. Analisou, ainda, a complexidade da logística num país de dimensões continentais.
“O Chile e a África do Sul cabem dentro do Brasil. A capilaridade do País foi um dos pontos de nossos estudos”, disse Krambeck.
Chile é maior mercado na América Latina
A H&M abriu sua primeira loja na América Latina no México em 2012, e hoje também está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica. O Chile é o país da região com maior número de lojas hoje – são 29 no total.
Krambeck e Maria Fernanda passaram por uma série de treinamentos justamente no Chile. Ela comenta que um dos desafios é adaptar o estilo de trabalho do Brasil, um país com ampla diversidade cultural, ao da marca sueca. Maria Fernanda destaca, ainda, que a complexidade tributária do País é outro desafio para a empresa.
A executiva destaca que a aposta no Brasil foi muito bem planejada. “A H&M nunca saiu de um mercado desde que foi criada – apenas da Rússia, por vontade própria. Essa história diz muito sobre a empresa nesses anos.” E sobre as expectativas da marca no Brasil também.
“A H&M vem buscando se diferenciar como um meio termo entre as ultra fast fashion, como Shein, e a fast fashion premium, como Zara. As principais estratégias são criar valor por meio de collabs e também os esforços nas frentes de sustentabilidade. O lançamento no Brasil promete uma grande inauguração com investimentos robustos. A marca tem grandes chances de ganhar participação relevante no mercado”, analisa Cecília Rapassi, CEO da Gouvêa Fashion Business.
O Latam Retail Show é realizado pela Gouvêa Experience e está na nona edição. O evento tem cobertura especial da Mercado&Consumo, que conta com um estúdio montado dentro da área expositiva da área expositiva do Expo Center Norte, em São Paulo.
Colaborou Aiana Freitas.
Imagens: Shutterstock e Mercado&Consumo