Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Nós também somos responsáveis

Redação de Redação
19 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Nos últimos 15 anos, o Brasil viveu em lua de mel com o crescimento e a bonança e a liderança empresarial delegou ao Governo e ao Congresso a responsabilidade de cuidar do País. E o que estamos vivendo é o resultado dessa delegação. Nós também somos responsáveis pelo que temos assistido e vivido.

O pensar estratégico e de longo prazo é um dever inalienável de todos que têm responsabilidade para com o País e não é algo que possa ser delegado, ou postergado, enquanto se cresce e se aproveita o vento a favor. E foi exatamente isso que as lideranças empresariais fizeram, anestesiadas pelas oportunidades que eram geradas e que deveriam ter sido aproveitadas.

Transferimos integralmente o pensamento estratégico e a construção de um futuro para o Brasil a governos e ao Congresso que, por sua vez, se comprometiam com o aumento da renda, a expansão do crédito, a melhoria do consumo e o crescimento econômico. Poucas – muito poucas – foram as vozes que se levantaram para alguma forma de alerta de que estávamos entorpecidos e anestesiados com o presente e descuidando do futuro.

Pior do que isso: esse modelo, indiretamente, significava manter o País vivendo a euforia viciante do momento e sem tempo ou foco para pensar o futuro. O resultado é o que aí está.

A pulverização e fragmentação da liderança empresarial foi também efeito colateral do processo anestésico desse período.

Multiplicaram-se entidades, associações e grupos que diversificaram pautas e interesses, todos eles focados nas benesses de curto prazo e muito pouco preocupados com o que o País fazia com todos os bônus, entre eles o demográfico e a conjugação virtuosa global que o Brasil acessava.

Em nenhum momento se discutiu a integração das lideranças empresariais para coordenar e ordenar um esforço conjunto em prol de um projeto de Brasil.

Não temos, e nunca tivemos, algo similar no País a uma Keindanren, entidade criada em 1946, no Japão, após o fim da guerra que, por sua vez, se integrou com outras em seguida e hoje é conhecida como a Federação das Organizações Econômicas do Japão. Ela reúne as mais importantes associações, empresas e organizações dos diversos sistemas produtivos daquele país, numa só voz que possa negociar de igual com o próprio governo japonês, e sempre focada na visão do que é melhor para o Brasil no longo prazo.

Governos, presidentes, partidos, ministros, deputados, senadores e outros correlatos passam. Seus objetivos e visões nem sempre têm a ver com o que é melhor para o Brasil no longo prazo. Ao contrário. O momento é particularmente pródigo em mostrar o quanto a mesquinhez do curto prazo é dominante quando o assunto é poder.

O verdadeiro poder, aquele que emana da visão do país no futuro e uma proposta para a sociedade, foi convenientemente esquecido, pela omissão empresarial sobre sua responsabilidade nesse processo.

Estamos vivendo nossa guerra nesse momento, com consequências sociais e econômicas logicamente não comparáveis ao efeito devastador que tiveram no Japão na 2ª Guerra Mundial, e talvez fosse a hora de um profundo repensar sobre a inalienável responsabilidade empresarial com um projeto permanente e uma governança competente para o Brasil.

Deveriam as entidades, empresas e lideranças empresariais se debruçarem sobre propostas consistentes, viáveis, profundas, estruturais e ambiciosas para construir um outro País. Mais ético, competitivo globalmente, justo e senhor de seu próprio futuro, porém tudo dosado com o necessário senso de urgência que o momento requer. No ambiente empresarial, todos nós sabemos que responsabilidade não se delega. Especialmente quando se pensa no futuro de uma Nação.

Mas foi isso que foi feito pelo setor empresarial nos últimos anos.

É hora de sairmos da inércia, das reclamações setoriais de curto prazo e assumirmos a responsabilidade que nos cabe na reinvenção do Brasil. São mais de 200 milhões de brasileiros, nossos filhos e descendentes, que esperam isso das lideranças empresariais do País.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Diretor GS&AGR, Artur Motta, fala sobre participação na NACs Show 2015

Próxima Postagem

NRF Big Show terá palestra de general norte-americano Colin Powell

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

NRF Big Show terá palestra de general norte-americano Colin Powell

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.