No decorrer dos últimos anos, a bandeira do Assaí Atacadista vem se destacando no Grupo GPA, que detém também as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, com 40% da receita líquida da divisão alimentar.
Entre as razões para esse crescimento, mesmo em período de crise econômica, estão a racionalização dos consumidores, em busca de produtos com preços mais competitivos, além de uma estratégia comercial bem definida.
Mas um pilar que também foi fundamental para este crescimento, segundo nota divulgada pela empresa, são as pessoas. De 2011 para 2016, a taxa de engajamento dos funcionários do Assaí aumentou 34 p.p., de acordo com a pesquisa interna realizada em 2016 pela AON com cerca de 20 mil profissionais da bandeira, que correspondem a 95% do quadro da companhia.
Isso significa que ¾ dos funcionários da companhia têm alto nível de comprometimento emocional e intelectual com o ambiente de trabalho. Além do crescimento da receita da companhia, melhoria nos benefícios, desenvolvimento das lideranças e reconhecimento das pessoas, também constam entre os principais pontos identificados para este engajamento, por exemplo, a melhoria da percepção de marca (+13pp), gestão (+11pp) e a identificação com o Assaí (+10pp).
“Está cada vez mais claro que não podemos olhar para apenas uma vertical para conquistarmos resultados positivos, quer seja em termos comerciais como em engajamento dos funcionários. Olhamos para todos os nossos colaboradores, observando as necessidades e expectativas dos mais jovens, dos mais experientes, dos novos de casa, dos que estão conosco há décadas”, explica Sandra Vicari, diretora de RH da rede atacadista.