Depois de cinco anos concentrada na venda de livros, a Amazon começou nesta quarta-feira (18) a venda de produtos eletrônicos no Brasil.
A nova categoria está sendo aberta com 110 mil itens diferentes, como smartphones, tablets, computadores, videogames, periféricos e acessórios para celular.
Entre as marcas à venda estão Samsung, Motorola, LG e Sony. Apesar de essa ser a única vertical de produtos anunciada no momento (nos Estados Unidos, há cerca de 20 categorias), a novidade impactou os varejistas eletrônicos com operação no país.
Na semana em que a notícia foi antecipada pelo Jornal Valor Econômico (no dia 11), a ação de concorrentes como Mercado Livre e B2W (que controla Americanas.com e Submarino), caiu 14% e 20%, respectivamente.
Quarta empresa mais valiosa do mundo, com US$ 484 bilhões em valor de mercado, a Amazon criou o marketplace há 17 anos, nos Estados Unidos. Mais de 50% dos itens vendidos globalmente pela Amazon vêm de marketplace. No ano passado, mais de 100 mil vendedores contabilizaram vendas de mais de US$ 100 mil cada um na plataforma da companhia.
“Quanto mais produtos e quanto melhor for a experiência do cliente, mais tráfego (visitas de usuários) o site terá”, explica. “E quanto mais tráfego, mais vendedores [para o marketplace] a gente atrai. Com mais vendedores, maior fica o nosso catálogo”, explicou Alexandre Szapiro, country manager da Amazon no Brasil.
O Brasil é o segundo país da América Latina que a gigante digital expande sua atuação. No México, a companhia disponibiliza, desde 2015, produtos de 17 categorias diferentes, de utensílios para cozinha a smartphones e brinquedos. Não há previsão para a abertura das outras categorias no Brasil.
Com informações da Época Negócios.