O número de transações utilizando credenciais Visa em supermercados brasileiros cresceu 12% nos primeiros seis meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa informação foi divulgada em um estudo conduzido pela Visa Consulting & Analytics (VCA), que mostra que esse crescimento foi registrado tanto nas transações realizadas de forma física, diretamente na loja, quanto nas compras online.
O estudo também revela um considerável aumento na popularidade das transações realizadas por pagamento por aproximação. Apenas no primeiro semestre de 2023, o número total de transações Visa utilizando essa tecnologia cresceu 14 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Conveniência, segurança e praticidade são alguns dos benefícios que têm impulsionado a adoção do uso de credencial de pagamento digital nas compras do dia a dia, como do supermercado. Inovação também tem sido crucial para atrair mais consumidores para pagar com Visa”, afirma Javier Vázquez, head da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.
A análise da Visa Consulting & Analytics ainda indicou que a proporção de compras online em supermercados no total de transações Visa no Brasil permaneceu constante durante o primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Percebemos que o consumidor brasileiro ainda prefere realizar compras presenciais nos supermercados. Apesar do e-commerce para esse setor ter crescido nos últimos anos, esse crescimento está estável em comparação a 2022”, destaca Vázquez.
Os dados utilizados na análise foram retirados da VisaNet e cobrem o período de janeiro a junho de 2022 e 2023. O estudo engloba países e territórios da região da América Latina e Caribe, incluindo Argentina, Brasil, Chile (exceto cartões migrados em 2019), Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.
Imagem: Shutterstock