Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inovar é simplificar

Rose Martins de Rose Martins
19 de novembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Vejo muitas discussões em busca de alguma ideia que seja a “sacada das sacadas” e com isso deixamos passar despercebidas coisas simples que podem ser esse elemento transformador que tanto buscamos.

A genialidade está em fazer o óbvio e não o extraordinário. E conhecer o cliente é fundamental no processo de mudança.

O tempo que passamos assistindo televisão, conversando no whatsapp e consumindo informações em sites e redes sociais impactam a nossa jornada de compra. Nas redes sociais, os consumidores se tornaram cocriadores de conteúdo e tudo isso com um poder de alcance e engajamento altíssimos. Cada vez mais tenho a certeza de que inovação é aquilo que o cliente adota como solução para o seu problema e não o que rotulamos como inovador.

Poder trocar um produto adquirido pelo e-commerce na loja física, comprar na loja e receber em casa ou comprar pelo celular e passar em uma loja para retirar é o que o consumidor deseja para facilitar a sua rotina. E o que para ele é básico, para a loja pode ser aquele projeto de inovação que está na gaveta.

A multicanalidade faz parte do estilo de consumo da nova geração de consumidores – 33% dos consumidores comparam preços no celular enquanto está fazendo compras e 70% consultam informações sobre produtos e preços no aplicativo ou internet antes de ir à loja.

Na prática, os consumidores estão mais conectados e exigentes e buscam uma marca que ofereça bom preço, conveniência, produtos mais saudáveis, experiências e serviços no ponto de venda.

Saber em que área ou sistema investir primeiro e quanto tempo cada etapa levará até a implantação não são questões simples de serem respondidas, mas o segredo está no simples! E fazer o básico bem feito pode ser a inovação que tanto buscamos para oferecer atendimento e produtos melhores, e conseguir reduzir custos e otimizar processos.

Hoje quero falar de três iniciativas que auxiliam nessa transformação: eficiência operacional nos processos logísticos, uso de dados para aprimorar a experiência do cliente e sistemas inovadores de pagamento.

Eficiência operacional nos processos logísticos: o Brasil possui um território muito extenso e isso torna a roteirização das entregas mais complexas. A transformação dos estoques das lojas físicas em minicentros de distribuição resolve essa complexidade logística. Neste caso o mesmo caminhão que faz o abastecimento semanal pode também transportar os produtos que estão com opção de retirada na loja.

A retirada de produtos nas lojas já é uma realidade e tem aumentado muito, segundo relatório Google Survey 19% dos consumidores online preferem retirar os produtos nas lojas, isso é bom para o consumidor que tem um frete mais barato e recebe o produto mais rápido e é bom para a loja que diminui o custo logístico.

Uso de dados para aprimorar a experiência de compra: uma em cada três vendas do varejo é influenciada pelo digital, e de forma orgânica as plataformas online coletam dados que permitem conhecer melhor o perfil do consumidor e sua jornada. O desafio está em fazer isso na loja física, e aí é que a integração de canais entra. A presença multicanal pode impulsionar e muito as vendas, ter um CRM integrado (online e offline), oferecer wi-fi no ponto de venda (isso é essencial porque o consumidor que esta na loja física pesquisa informações sobre o produto na internet) e o uso da geolocalização são algumas ações que auxiliam no mapeamento da jornada do consumidor na loja física.

Sistemas inovadores de pagamento: a tendência é que o consumidor seja livre para escolher a forma que melhor lhe convier, assim como escolhe entre a loja física e online. Temos muitas opções como, Google Pay, Apple Pay, QR Code e Biometria Facial. O diferencial desses meios de pagamento são confiabilidade neste processo e a rapidez, ou seja, atrito zero. Diferente do método mais tradicional onde é preciso colocar o cartão na maquininha, lembrar e digitar a senha. Ou pegar o dinheiro e esperar o troco.

Inovação não pressupõe complicar, muito pelo contrário, inovar é simplificar. Inovação é converter novidade em valor e a tecnologia é só o meio de viabilizar tudo isso.

Na prática, todas essas iniciativas trazem mais mobilidade para dentro da loja, empoderando o vendedor, conferindo mais agilidade no processo de vendas, diminuindo filas e otimizando a produtividade.

Ficou com dúvidas e não sabe por onde começar? Nós da GS&Consult podemos te auxiliar no processo de transformação do seu negócio. Fale com a gente!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Setor supermercadista apresenta queda na Grande SP

Próxima Postagem

Feriados devem causar perda de R$ 11,8 bilhões ao varejo em 2020

Rose Martins

Rose Martins

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Feriados devem causar perda de R$ 11,8 bilhões ao varejo em 2020

Feriados devem causar perda de R$ 11,8 bilhões ao varejo em 2020

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gripe aviária: Uruguai flexibiliza restrição para importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: Uruguai flexibiliza restrição para importação de produtos avícolas do Brasil

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.