A JHSF, especializada em empreendimentos imobiliários, gastronômicos e hospitalidade de luxo, fará a expansão do seu aeroporto internacional de aviação executiva, no interior de São Paulo. O local passará de 12 para 16 hangares, ampliando, portanto, a sua capacidade de operação de aeronaves. A companhia é a controladora de negócios como o Grupo Fasano, hotéis e restaurantes, e do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
A direção da companhia informou hoje que as obras começarão logo e serão concluídas até o fim de 2025. A expectativa é que os hangares sejam locados ao longo desse período. A decisão de a ampliar o aeroporto vem pelo fato de o empreendimento já ter atingido toda a ocupação dos hangares em operação.
“Anunciamos o investimento para atender os clientes que estão a fila de espera por novos hangares”, disse o diretor-presidente da JHSF, Augusto Martins, durante teleconferência com investidores e analistas. “Os negócios aeroportuários continuam com uma expansão importante”, frisou.
Atualmente, o aeroporto conta com 12 hangares com 36,6 mil m? mais 56,5 mil m? de pátios, divididos em espaços para guarda e manutenção de aeronaves. No terceiro trimestre, o movimento de aeronaves cresceu 31,1% na comparação, anual, enquanto os litros tiveram alta de 26,6%.
“Já estamos trabalhando com um pouco de overbooking, e a demanda está crescente”, mencionou a diretora de relações com investidores da JHSF, Mara Boaventura Dias.
Ela apontou ainda que não haverá aumento de despesas mesmo com essa ampliação, pois a estrutura operacional já está pronta. “O investimento é relativamente baixo, dada toda a infraestrutura que já temos lá. Cada hangar custa, mais ou menos, de R$ 5 milhões a R$ 8 milhões para construir. E não aumentaremos o tamanho da estrutura que já tem lá”, comentou.
Inclusão de aeroportos em contratos de concessão
O aumento do consumo tem impactado na logística e o atraso nas entregas de produtos com a superlotação de cargas no Aeroporto de Guarulhos é sinal de que a infraestrutura precisa ser ampliada e ganhar eficiência.
Em paralelo à iniciativa da JHSF, o governo federal anunciou a inclusão de 80 aeroportos regionais em contratos das atuais concessionárias. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu o aval para o plano que objetiva viabilizar investimentos nesses terminais que estão subaproveitados e limitados a operações de pequenas aeronaves.
Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
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