Se você está interessado em abrir uma franquia, não irão faltar materiais para te mostrar o quanto esse mercado é seguro, rentável e promissor. Mas, que tal um pouco de verdade “nua e crua”? Portanto, antes de se decidir, vale a pena você conhecer por quais motivos uma franquia talvez não seja o que você busca. Confira:
Você terá que trabalhar no negócio – pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece desse detalhe. Em 95% das franquias, o franqueado tem que ser o operador do negócio e estar no dia a dia da operação. Portanto, se você pensa que vai abrir uma franquia e passar lá uma vez por semana só para limpar o caixa e dar um alô para seus funcionários, pode estar completamente enganado. E, mesmo que isso possa acontecer, o sucesso da franquia sempre irá depender muito mais do seu empenho do que de qualquer outra coisa.
Você não ficará rico com a franquia – Não que seja impossível, mas com uma franquia só é bem pouco provável. Isso acontece porque o retorno de uma franquia está muito ligado a sua capacidade de investir, dedicação e competência nos negócios. Como acontece em qualquer empresa.
Você não pode pedir para o franqueador cobrir suas férias – se você pensa que o suporte oferecido pela franquia significa que ela irá administrar o negócio por você, sinto muito, mas você deve rever seus conceitos. Sendo assim, quando pretender tirar férias você deverá planejar e acompanhar tudo. Afinal, agora você é um empreendedor e, bem provavelmente, seu celular também deverá ficar ligado.
Em muitos casos você terá que trabalhar no final de semana e/ou fora do horário comercial – principalmente no varejo, muitos negócios funcionam dia e noite, incluindo finais de semana, momentos onde há o maior fluxo de clientes. Além disso, quanto maior seu faturamento, mais suscetível a erros sua equipe pode ficar. Por isso, é justamente nesses períodos que você deverá estar presente para garantir que nada saia (tão) errado. Mesmo quando a marca escolhida não for do varejo, pode acontecer de funcionários ficarem doentes e faltarem o trabalho, fornecedores atrasarem a mercadoria, clientes reclamarem que a entrega não foi cumprida, o software dá problema, entre muitas outras coisas.
Apesar de franquia “ter marca”, os clientes não vão bater na sua porta – ninguém duvida sobre o quanto o mundo hoje é competitivo. As pessoas são constantemente bombardeadas de informações e para chamar atenção de seus clientes você precisa fazer por merecer. Sendo assim, embora a marca da franquia lhe dê uma vantagem em relação a negócios independentes, você não poderá ficar “deitado eternamente em berço esplêndido”. Deverá estar sempre correndo atrás de alternativas para alavancar seu negócio.
O retorno financeiro não é imediato – outro erro comum nesse mercado é as pessoas se empolgarem e, com isso, assumirem muitas dívidas para comprarem sua unidade de negócio, acreditando que o retorno será praticamente imediato. Mas, é importante lembrar que, em geral, os primeiros meses são os mais difíceis e, como na maioria dos casos, você não irá conseguir retirar dinheiro suficiente nem para arcar com as despesas da sua família, quanto mais para pagar uma parcela de financiamento muito alta. Portanto, sempre mantenha seus pés no chão.
Mesmo sendo seu negócio, você não vai poder fazer tudo do seu jeito – por mais que o franqueado tenha liberdade para opinar em determinadas questões da franquia, esse processo não costuma ser muito simples, uma vez que ele deve seguir padrões da rede. Na verdade, o certo nem seria dizer padrões, mas sim“melhores práticas”, pois são processos já testados e aprovados. Portanto, se você gosta muito de inventar ou se sente incomodado em seguir algumas diretrizes, talvez esse mercado não seja para você.
E então, depois de ler isso tudo ainda está interessado em comprar uma franquia? Se sim, mantenha-se informado através do nosso blog. Agora, se você viu que esse mercado não é mesmo para você, não perca as esperanças, quem sabe o Vale do Silício não é o seu lugar!?
Diego Simioni é administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias
Fonte: Administradores