O Mindset Digital: o cliente mudou a forma de comprar. E a sua loja, mudou a forma de vender?

A revolução digital caminha a passos largos nas mudanças culturais e comportamentais dos consumidores, tal afirmação não precisa de grandes comprovações, já é fato consumado especialmente no Brasil como destaca diversos relatórios.

O jargão Mindset Digital surgiu desse contexto. E nada mais é do que o modelo mental de um grupo de pessoas que passa a se comportar de forma padrão por conta da integração das tecnologias nos seus hábitos. Nesse caso vou tratar principalmente nas alterações dos hábitos de compra.

É digital, porém nem tudo se resume à tecnologia, mas sim à experiência e benefícios que as tecnologias criaram. Nos últimos anos, a experiência de compra online tem evoluído rapidamente, criando hábitos, substituindo outros de forma rápida nos consumidores.

Veja como a jornada de compra do cliente que passa a incorporar novos hábitos de compra tem evoluído:

Se, para muitos, a compra na loja física é mais “valoriza” que a loja online, para justificar um preço normalmente maior, veremos que essa visão está cada dia mais contestada!

Empresas estão desenvolvendo novas maneiras de interagir com o consumidor criando uma experiência online ainda mais encantadora do que a tradicional loja física. Se você não acredita, sugiro que você conheça a CASPER uma empresa que está revolucionando a forma de vender colchões! Simplesmente genial!

 

Ter um Mindset Digital muitas vezes é tangibilizar experiências online na loja física. Veja nas imagens abaixo como a Amazon consegue de forma simples promover hábitos de compra digitais na sua loja, com soluções bem simples:

Por isso reafirmo, o Mindset Digital não é focar em tecnologia, mas entender o cliente digital e agir conforme esse comportamento. A tecnologia é importante, mas não imprescindível. É possível agregar muito na loja, na operação e nas ofertas trabalham com esse mindset. As grandes empresas digitais entendem isso e por isso seguem uma linha de trabalho com os seguintes princípios:

Por isso é importante entender o seu negócio. Qual é o comportamento do seu consumidor? Você está preparado para atender as mudanças de comportamento dele?  Se precisar de ajuda fale conosco.

Sair da versão mobile