A Fórmula Animal, rede de farmácias de manipulação veterinária fundada em 2010 em Jaraguá do Sul (SC), prevê um faturamento superior a R$ 100 milhões em 2024, após registrar R$ 75 milhões em 2023. Com crescimento médio anual de 50%, três vezes acima da média do mercado pet, a empresa projeta uma expansão significativa nos próximos dois anos.
Com mais de 60 mil vendas mensais, a Fórmula Animal planeja abrir novas unidades de franquia nos próximos 12 meses, focando em localizações estratégicas. “Nosso relacionamento com os franqueados é próximo e transparente. Buscamos sempre encantá-los, e essa proximidade nos diferencia no mercado”, afirma Marcelo Piazera, co-CEO da Fórmula Animal.
A empresa também investe na ampliação de seu portfólio de produtos. Entre as iniciativas estão a produção de itens estéreis, como colírios e pomadas oftálmicas, e a linha própria Ser Natural, voltada para higiene e beleza de pets com ingredientes de origem mineral e vegetal.
Renata Faria, fundadora e co-CEO da Fórmula Animal, reforça o compromisso da marca com o bem-estar animal. “Estamos sempre em busca de novas oportunidades para crescer e inovar, mas sem perder de vista nosso propósito maior: cuidar dos animais com o amor e o carinho que eles merecem”, declara.
Pet food cresce 12 pontos percentuais e alcança 62% dos lares brasileiros
Mais de 7,8 milhões de lares passaram a comprar alguma ração para cão ou gato nos últimos quatro anos. Segundo estudo da Kantar, a penetração da categoria de pet food aumentou 12 pontos percentuais no período, alcançando 62% das famílias brasileiras. O perfil que mais ganhou espaço neste período foram domicílios sem crianças e com até 4 pessoas.
A categoria de pet food apresentou crescimento de 14,2% em valor entre junho de 2023 e o mesmo mês deste ano. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento de preços, que subiram 15,4%, sendo absorvidos pelos consumidores. Em termos de volume, a expansão foi de 10,4%, com destaque para as classes D e E, com 13,2%.